Dia Mundial da Água assinado no Discovery com documentário sobre seca severa

A seca tem vindo a preocupar e afetar Portugal e várias partes no Mundo. Uma falta de água que afeta 2,3 mil milhões de pessoas. Canal Discovery emite ‘A Grande Seca no Colorado’, no dia 22 de março, assinalando o Dia Mundial da Água.

Dia Mundial da Água assinado no Discovery com documentário sobre seca severa
Dia Mundial da Água assinado no Discovery com documentário sobre seca severa. Foto: DR

As barragens em Portugal apresentam mínimos de reservas hídricas, com valores abaixo dos 60% da capacidade total. Esta escassez nas barragens é resultados de uma falta de água generalizada no país que afeta diversos setores, como a energia, produção de alimentos, abastecimento doméstico e sanitário, a indústria, a nossa saúde.

A água é a fonte da vida. Nós, como todos os seres vivos, dependem da água para viver. Assim, preservar a água é condição base para nos mantermos vivos. Temos vindo a assistir a uma seca severa por todo o mundo e em Portugal com maior preocupação, dado que cerca de três quartos do território nacional está em seca severa e extrema, como indicam dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água, uma data que pretende sensibilizar para a importância de cuidar deste bem precioso. Para assinalar a data o canal Discovery vai transmitir o documentário ‘A Grande Seca no Colorado’, que tem como foco as consequências da ação humana no desperdício de água.

“A escassez de água já é um problema grave em muitos países, afetando cerca de 2,3 mil milhões de pessoas, das quais 733 milhões em países com alto nível de escassez de água, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Portugal não é alheio a este problema, onde temos já motivos evidentes para preocupação”, referiu Sara Correia, da Associação ZERO, citada em comunicado do Discovery.

Dados do relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de 2020 indicam que Portugal desperdiça milhões de litros de água nas suas redes de distribuição, equivalente a nove piscinas olímpicas por hora, com perdas em 2019 de 188 mil milhões de litros de água.

Para inverter esta situação é necessário “trabalhar numa estratégia de longo prazo na gestão que fazemos deste recurso é essencial para evitar o agravamento da situação nacional em termos de disponibilidades hídricas, a qual apresenta já uma tendência preocupante de redução”, concluiu Sara Correia.

Neste caso, cada um de nós pode minimizar o desperdício de água através de medidas simples que podem fazer uma enorme diferença:

  1. Fechar as torneiras de casa enquanto lava os dentes ou as mãos;
  2. Evitar banhos de imersão;
  3. Lavar carros, motas ou varandas utilizando um balde, em vez de uma mangueira aberta;
  4. Encher as máquinas de lavar antes de colocar um programa de lavagem em curso;
  5. Estar atento a possíveis fugas de água em casa.

O documentário ‘A Grande Seca no Colorado’

O programa especial para a noite de terça-feira 22 de março, às 20h05, no Discovery Channel centra-se nas terríveis consequências da ação humana no desperdício de água.

Durante anos, os Estados Unidos Ocidentais têm vindo a sofrer uma grave seca que só agrava a crise subjacente da água resultante do sobre desenvolvimento, do uso indevido, da corrupção e dos caprichos da história. O documentário “A Grande Seca no Colorado”, produzido em colaboração com a organização jornalística de investigação sem fins lucrativos Pro Publica, examina as causas e consequências do desastre hídrico que se avizinha e propõe algumas soluções inovadoras.