Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino ilumina monumentos de roxo

Concerto no Largo do Intendente, em Lisboa, e diversos monumentos iluminados de roxo por todo o país assinalam, no dia 19 de maio, o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino. Iniciativas promovidas pela APDI.

Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino ilumina monumentos de roxo
Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino ilumina monumentos de roxo. Foto: © Rosa Pinto

Para assinalar o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, dia 19 de maio, e sensibilizar a população para os problemas de mais de 20 mil portugueses que sofrem de doença de Crohn e de colite ulcerosa, a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino organiza no Largo do Intendente, em Lisboa, a partir das 15h00, com um concerto que conta com Nuno Rosário, cantor da banda Grovelanders; Pedro Fonseca, cantor do trio de soul, La Crême e ainda a banda Sugiru, que criou o hino da APDI, e a DJ Sara.

A iniciativa promete uma tarde de diversão, com a presença de bandas, artistas e DJ, e momento, também para receber informação sobre as patologias com a presença, no local, da equipa da APDI.

Para Ana Sampaio, presidente da APDI, “é fundamental alertar o público em geral para o que é viver com estas doenças. São doenças invisíveis, mas que pretendemos tonar visíveis à sociedade” e para isso desafia a população a adquirir mais informação sobre as doenças, e a fazer parte da Associação que este ano comemora 25 anos de existência.

Em 2019 a APDI desafiou também as Câmaras Municipais do país para que iluminassem os seus monumentos mais representativos de roxo, que é a cor das patologias. Assim, as Câmaras Municipais vão iluminar de roxo, na noite de 19 de maio, os seguintes monumentos:

Lisboa – Estatua de D. José I, no Terreiro do Paço;
Coimbra – Edifício da Câmara Municipal;
Braga – Arcadas;
Faro – Edifício dos Paços do Município;
Bragança – Castelo de Bragança;
Funchal – Edifício Principal da Câmara;
Ponta Delgada – Arcadas Nascente e Poente da emblemática Praça Gonçalo Velho Cabral;
Angra do Heroísmo – Edifício dos Paços do Concelho;
Leiria – Castelo de Leiria;
Viana do Castelo – Museu do Traje.

A Junta de Freguesia de Arroios, através da presidente Margarida Martins, aceitou de imediato a ideia da APDI da realização de um concerto de sensibilização para a saúde, contribuindo desta forma para combater a iliteracia em saúde da população.

A Doença Inflamatória do Intestino (DII) engloba duas patologias, que se manifestam frequentemente entre os 15 e os 30 anos mas podem surgir em qualquer idade, sobretudo a partir da primeira década de vida:

Doença de Crohn, que se caracteriza por uma inflamação crónica que pode afetar qualquer segmento do tubo digestivo, comprometendo, mais frequentemente, o intestino delgado no seu segmento terminal (íleo);

Colite Ulcerosa, doença crónica que afeta a camada interna (mucosa) que reveste o intestino grosso ou cólon, deixando-a inflamada e com pequenas feridas na superfície (úlceras) que podem sangrar.

A diarreia, dor abdominal, fadiga, febre, emagrecimento e sangue nas fezes são os sinais e sintomas mais frequentes destas patologias.