Dia Mundial da Poesia inicia Plano Municipal de Leitura de Matosinhos

Dia Mundial da Poesia marca o arranque da segunda edição do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos. A apresentação decorre na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, dia 24 de março.

Dia Mundial da Poesia inicia Plano Municipal de Leitura de Matosinhos
Dia Mundial da Poesia inicia Plano Municipal de Leitura de Matosinhos. Foto: Rosa Pinto

O Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos tem início a 24 de março, assinalando o Dia Mundial da Poesia, “com as palavras a vadiarem soltas e na voz dos declamadores Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger.”

O programa completo da iniciativa pioneira da Câmara Municipal de Matosinhos que já vai na segunda edição é dado a 24 de março numa sessão que conta com a presença dos padrinhos do PML, os escritores Ana Luísa Amaral e Richard Zimler, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e ainda com uma homenagem ao poeta Eugénio de Andrade.

O PML foi “concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais”, e “pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura, integrando um vasto conjunto de iniciativas que se prolongará pelos próximos meses.”

A segunda edição do PML “surge com um formato renovado, alargando o tipo de abordagem e a população alvo, atuando segundo uma lógica descentralizadora.”

O PML vai integrar “encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, a promoção de comunidades de leitores, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas, lançamentos de livros, horas do conto e a disseminação de livros sobre a história e o património do concelho pelos cafés e bares de Matosinhos.”

No Dia da Poesia vai também haver um momento de lançamento de livros, leitura de poesia, uma visita guiada à biblioteca e à vida de Florbela Espanca, e o espetáculo “A Poesia Não Vai à Missa”. Um espetáculo onde o declamador Alberto Serra e o guitarrista Nuno Fernandes dão vida a poemas de Eugénio de Andrade, assinalando o 95º aniversário do nascimento do poeta.

Mas o dia da apresentação da segunda edição do PML tem também momentos destinados aos mais pequenos, como costa do programa.

Outras ações vão levar a Poesia às Escolas, como é o caso que leva no dia 21 de março, Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger à Escola Secundária da Boa Nova, pelas 9h30, e ao centro de dia do Centro Social de Leça do Balio às 11h00.

A Biblioteca de São Mamede Infesta vai acolher também, entre as 11 e as 15 horas, atividades lúdico-pedagógicas voltadas para os mais novos, nomeadamente leitura animada de histórias, oficinas de expressão plástica e de escrita criativa.