Dia Mundial da Poesia inicia Plano Municipal de Leitura de Matosinhos

Dia Mundial da Poesia marca o arranque da segunda edição do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos. A apresentação decorre na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, dia 24 de março.

0
Dia Mundial da Poesia inicia Plano Municipal de Leitura de Matosinhos
Dia Mundial da Poesia inicia Plano Municipal de Leitura de Matosinhos. Foto: Rosa Pinto

O Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos tem início a 24 de março, assinalando o Dia Mundial da Poesia, “com as palavras a vadiarem soltas e na voz dos declamadores Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger.”

O programa completo da iniciativa pioneira da Câmara Municipal de Matosinhos que já vai na segunda edição é dado a 24 de março numa sessão que conta com a presença dos padrinhos do PML, os escritores Ana Luísa Amaral e Richard Zimler, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e ainda com uma homenagem ao poeta Eugénio de Andrade.

O PML foi “concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais”, e “pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura, integrando um vasto conjunto de iniciativas que se prolongará pelos próximos meses.”

A segunda edição do PML “surge com um formato renovado, alargando o tipo de abordagem e a população alvo, atuando segundo uma lógica descentralizadora.”

O PML vai integrar “encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, a promoção de comunidades de leitores, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas, lançamentos de livros, horas do conto e a disseminação de livros sobre a história e o património do concelho pelos cafés e bares de Matosinhos.”

No Dia da Poesia vai também haver um momento de lançamento de livros, leitura de poesia, uma visita guiada à biblioteca e à vida de Florbela Espanca, e o espetáculo “A Poesia Não Vai à Missa”. Um espetáculo onde o declamador Alberto Serra e o guitarrista Nuno Fernandes dão vida a poemas de Eugénio de Andrade, assinalando o 95º aniversário do nascimento do poeta.

Mas o dia da apresentação da segunda edição do PML tem também momentos destinados aos mais pequenos, como costa do programa.

Outras ações vão levar a Poesia às Escolas, como é o caso que leva no dia 21 de março, Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger à Escola Secundária da Boa Nova, pelas 9h30, e ao centro de dia do Centro Social de Leça do Balio às 11h00.

A Biblioteca de São Mamede Infesta vai acolher também, entre as 11 e as 15 horas, atividades lúdico-pedagógicas voltadas para os mais novos, nomeadamente leitura animada de histórias, oficinas de expressão plástica e de escrita criativa.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!