Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril, com ‘10 mandamentos’ da SPT

Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), no âmbito do Dia Mundial da Saúde, aconselha ‘10 mandamentos de saúde’ para transplantados. Mesmo com risco aumentado de doença cardiovascular podem ter vida mais longa e saudável.

Pessoas em caminhada
Pessoas em caminhada. Foto: Rosa Pinto

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril, e dado que se trata de um data especial para alertar a população para a promoção de comportamentos e hábitos que em conjunto contribuam para uma melhor qualidade da saúde e bem-estar individual, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) “deixa ‘10 mandamentos’ para que quem passou por um transplante tenha uma vida mais longa e mais saudável.”

Susana Sampaio, presidente da SPT, citada em comunicado, sublinha que “o doente transplantado tem risco de doença e morte cardiovascular aumentados, pelo que constituem elementos promotores de saúde, o controlo de todos os fatores que possam aumentar a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.”

A SPT aconselha a todos os doentes transplantados os, ‘10 mandamentos’ para a saúde:

1. Combate à obesidade com prática de exercício físico frequente, nomeadamente com caminhadas ou outro tipo de desporto;

2. Alimentação saudável e equilibrada com ingestão de alimentos pobres em gorduras e açúcar e em quantidades adequadas;

3. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser excecional;

4. Abstenção tabágica;

5. Controlo dos valores de tensão arterial;

6. No caso de doentes diabéticos, vigilância e controlo dos valores de açúcar no sangue;

7. Controlo dos valores de gordura no sangue (colesterol e triglicerídeos);

8. Cumprimento dos esquemas de medicação, nomeadamente os medicamentos imunossupressores que evitam a rejeição do órgão, nas quantidades e horários prescritos;

9. Manter vigilância e cumprir os rastreios aconselhados pelo médico assistente;

10. Não faltar às consultas de pós-transplante.

A SPT aconselha ainda a população geral e em particular os doentes transplantados a seguirem os conselhos dos profissionais de saúde para a promoção de uma vida com saúde.