Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino assinala-se a 19 de maio

Flashmob na estação de Metro da Trindade, no Porto, e Cristo-Rei iluminado de cor púrpura, em Lisboa, são ações com que a que APDI pretende assinalar, no dia 19 de maio, o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino.

Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino assinala-se a 19 de maio
Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino assinala-se a 19 de maio. Foto: Rosa Pinto

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) continuar a lembrar aos portugueses que 20 mil pessoas vivem com doença de Crohn e colite ulcerosa e que muito trabalho está ainda por fazer para que estas pessoas vivam e convivam dignamente com a patologia sem Medos, sem Dúvidas e sem Mitos.

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, 19 de maio, a APDI, junta-se às suas congéneres em todo o mundo para comemorar o Dia, no Porto e em Lisboa.

A APDI, na estação de Metro da Trindade, no Porto, pelas 17h00, organiza um flashmob que junta membros e elementos da associação, bailarinos e professores de exercício físico, pessoas com as patologias de Crohn e colite ulcerosa, população em geral, para uma ação de sensibilização. Uma ação com a qual pretende chamar a atenção para os problemas inerentes a estas doenças crónicas.

Por outro lado, e seguindo as diretrizes emanadas pela Federação Europeia de Associações de Chron e Colite Ulcerosa (EFCCA) o Cristo-Rei, em Almada, a partir das 20h30, é iluminado de cor púrpura, uma cor que identifica as doenças inflamatórias do intestino. O objetivo é despertar as consciências de todos.

Muitos são os medos, as dúvidas e os mitos que existem em redor das Doenças Inflamatórias Intestinais, como por exemplo: “Pode o doente com Doença Inflamatória do Intestino fazer atividade física ou praticar um desporto de alta competição?”; “O leite faz mal ao doente com Doença Inflamatória do Intestino?” ou “O medo de sair à rua, viajar, de sair e de se divertir, existe ou não?”.

Estas foram algumas questões colocadas aos presentes e discutidas por diferentes profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, indústria farmacêutica, entre outros. Mas também por pessoas com a doença e que, em conjunto, deram as respostas que ajudam a enfrentar questões do dia-a-dia relacionadas com as patologias, no 2º Workshop da APDI, realizado no dia 14 de abril. As conclusões do workshop vão ser apresentadas no 2º Congresso da APDI, que decorre em Lisboa a 13 de outubro.