Dia Mundial do Teatro 2018

Dia Mundial do Teatro é celebrado hoje, 27 de março, e por todo o país são várias as iniciativas. Em algumas localidades há teatros com entrada livre e a oportunidade de conhecer melhor a história do teatro, os palcos e os atores.

Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa
Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

Por todo o país há iniciativas para assinalar o Dia Mundial do Teatro. Em Lisboa o Teatro Nacional D. Maria II abre as portas para um programa especial, de entrada gratuita, com espetáculos para toda a família, lançamento de livros, visita à exposição Amélia, que assinala os 120 anos do nascimento da atriz Amélia Rey Colaço.

O programa incluiu: às 15h00, Foyer da Sala Garrett e visita Guiada à Exposição “Amélia” por Filipe Figueiredo; às 16h30, Sala Garrett, Documentário “Canção a meio” de Maria Remédio; 18h00 Átrio, lançamento de livro “Preparação pessoal do ator no seu processo criador de vivências das emoções” (vol.1) de Konstantin Stanislávski, e do livro “Biografia Sousa Bastos” de Paula Magalhães; às 19h00, Sala de Cenografia, “Ex-zombies”, uma conferência, texto e encenação de Alex Cassal; 21h00, Sala Garrett, “Montanha-Russa” de Inês Barahona e Miguel Fragata, às 21h30, Sala Estúdio, “Sweet home Europa” de Davide Carnevali com encenação de João Pedro Mamede.

No Teatro Municipal São Luiz vão várias as atividades gratuitas, em que a programação incluiu: das 17h00 às 20h30, uma tarde de convívio, com profissionais da área do espetáculo, envolvendo a participação de Ana Sousa Dias, Carla Chambel, Carlos Avillez, Graça Lobo, Isabel Ruth, Ivo Canelas, João d’ Avila, Jorge Listopad, José Luís Peixoto, José Pedro Gomes, José Wallenstein, Laura Soveral, Manuel Marques, Manuel Wiborg, Maria Helena Serôdio, Miguel Abreu, Mónica Calle, Nuno Melo, Possidónio Cachapa, Rogério Samora, Rui Morisson e Sandra Celas, entre muitos outros, e às 21H00 uma sessão especial d’ A Tragédia de Júlio César, de William Shakespeare, com encenação de Luis Miguel Cintra / Teatro da Cornucópia.