‘Diálogos com a Comunidade’ leva sete Secretários de Estado ao Reino Unido

Sete Secretários de Estado vão a Londres e a Manchester para esclarecer a comunidade portuguesa, no Reino Unido, sobre questões administrativas como dupla tributação, reformas, IMI, incentivos ao investimento e implicações do ‘Brexit’.

‘Diálogos com a Comunidade’ leva sete Secretários de Estado ao Reino Unido
‘Diálogos com a Comunidade’ leva sete Secretários de Estado ao Reino Unido. Foto: © DR

Os ‘Diálogos com a Comunidade’ em Londres e Manchester vão envolver sete Secretários de Estado em explicações e debates com a comunidade portuguesa no Reino Unido. Os encontros a realizar nos dias 14 e 15 de janeiro vão abordar algumas das questões que se relacionam com o ‘Brexit’.

Para os ‘Diálogos com a Comunidade’ no Reino Unido foram previamente identificadas algumas das dificuldades que mais afetam a comunidade portuguesa, e que vão ser temas em esclarecimento e debate, como sejam, as questões ligadas à proteção de menores, questões laborais, fiscais, promoção da igualdade, questões linguísticas e de participação eleitoral.

A iniciativa do Governo ‘Diálogos com a Comunidade’ tem como objetivo “cultivar um diálogo mais estruturado e sistemático com os portugueses no mundo e dar expressão concreta, nas políticas públicas, aos seus anseios e preocupações”, indica a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

No dia 14 de janeiro, durante a tarde, na Embaixada de Portugal, em Londres, e no dia 15 de janeiro, no Consulado Geral de Portugal, em Manchester, os Secretários de Estado vão esclarecer aspetos relacionados com a Política do Governo para as Comunidades e relacionamento do Cidadão com os Serviços Consulares, incluindo o recenseamento eleitoral, participação eleitoral, voto dos portugueses residentes no estrangeiro, dupla tributação, influência da alteração da morada no Cartão do Cidadão nas contribuições e impostos, IMI, e incentivos fiscais ao investimento no regresso.

Os Secretários de Estado vão esclarecer aspetos ligados à transferência de pensões de Portugal para o Reino Unido e vice-versa, como transferir os descontos feitos no Reino Unido, os limites da intervenção consular face ao sistema britânico, a exploração laboral, a violência doméstica, proteção de menores e promoção da igualdade.

O terceiro tema a tratar durante a tarde está ligado às Relações Reino Unido/União Europeia, como as possíveis implicações do ‘Brexit’, acolhimento no retorno, repatriações, circulação de pessoas, migrações, relações bilaterais nas áreas da ciência, tecnologia e inovação.

Ao fim do dia as questões ligadas ao Ensino vão ser esclarecidas pela Diretora de Serviços de Cultura e Língua do Camões, I.P., que irá abordar a escola bilingue e o alargamento da oferta do ensino do português.