Digitalização de exames médicos permitiu 46 milhões de acessos num ano

Mais de 800 prestadores comunicam resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica através dos canais digitais do Serviço Nacional de Saúde. Num ano foram feitos 46 milhões de acessos a exames médicos.

Digitalização de exames médicos permitiu 46 milhões de acessos num ano
Digitalização de exames médicos permitiu 46 milhões de acessos num ano. Foto: Rosa Pinto

Passado um ano de partilha eletrónica de exames médicos digitais foram consultados cerca de 46 milhões de resultados, através do portal e da app SNS 24. Esta disponibilidade permitiu de forma facilitada o acesso à informação pelos utentes e pelos profissionais de saúde.

A partilha de resultados arrancou há 1 ano, no dia 6 de maio de 2022, e desde essa data o número de laboratórios aderentes aumentou progressivamente, estando já mais de 800 prestadores a comunicar os resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs) através dos canais digitais do Serviço Nacional de Saúde.

A digitalização dos MCDTs no último ano, e a partilha de resultados foi um enorme desafio para todos os intervenientes, e foi e é um passo fundamental para automatizar e acelerar procedimentos durante o atendimento nos cuidados de saúde primários.

“Cada vez mais andaremos com os nossos exames médicos connosco, no nosso telemóvel, evitando perdas de informação e a duplicação, quer tenham sido prescritos no público ou no privado”, realçou Sandra Cavaca, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A prescrição digital de MCDTs nos cuidados de saúde primários abrange, desde abril de 2022, todas as áreas. Exames como endoscopias gastrenterológicas, medicina física e reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia são algumas das áreas abrangidas, tornando disponíveis resultados de TAC, colonoscopias, entre outros.

Em pouco mais de um ano, já foram prescritas mais de 27 milhões de requisições eletrónicas, das quais mais de 90% foram totalmente desmaterializadas (sem papel).

A partilha de resultados dos exames tem vindo a contribuir para a melhoria dos processos digitais, traduzindo-se em ganhos significativos para todo o sistema de saúde. O projeto irá avançar para outros âmbitos, nomeadamente para os exames realizados em meio hospitalar, refere nota de imprensa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O objetivo é levar a facilidade, rapidez, transparência e comodidade no acesso aos resultados dos exames médicos dado que se traduz numa mais-valia para profissionais de saúde e utentes.