Dinamização do turismo religioso no Algarve envolve várias entidades

Património religioso na Diocese do Algarve vai integrar roteiros turísticos. O projeto-piloto tem apoio financeiro da CCDR do Algarve através do Programa Operacional Regional. A qualificação profissional em valorização do património fazem parte do projeto.

Dinamização do turismo religioso no Algarve envolve várias entidades
Dinamização do turismo religioso no Algarve envolve várias entidades. Foto: Município de Vila Real de Santo António

Para implementar um projeto-piloto de dinamização do turismo religioso no Algarve, através da divulgação e promoção do património arquitetónico e cultural existente nas igrejas da região, designadamente em Paróquias do interior algarvio foi assinado um acordo de cooperação entre a Diocese do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Região de Turismo do Algarve, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

O IEFP, em articulação com as Fábricas das Igrejas do Sotavento Algarvio, irá promover ações de (re)qualificação profissional de pessoas em situação de desemprego, preferencialmente de grupos com maiores dificuldades de integração profissional, proporcionando-lhes um percurso de formação certificada em conservação e animação de património religioso, bem como uma oportunidade de integrarem um programa de apoio ao emprego e/ou um emprego, garantindo as Fábricas das Igrejas, sob a direção da Pastoral do Turismo, condições para a sua integração laboral e, assim, assegurar o funcionamento das igrejas abrangidas pelo projeto-piloto.

A Região de Turismo do Algarve e a Direção Regional de Cultura do Algarve irão promover a integração e promoção do património religioso nos roteiros de promoção turística do Algarve, cabendo à Comunidade Intermunicipal do Algarve promover a disseminação do mesmo pela região, assegurando a CCDR do Algarve através do Programa Operacional Regional, o financiamento das atividades do projeto-piloto.

A cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e contou ainda com a participação online da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Na sua intervenção, o Presidente da CCDR do Algarve, José Apolinário, relembrou os investimentos que o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 tem vindo a apoiar para a preservação da memória passada, nas suas dimensões arquitetónica, social e espiritual, e marca identitária que importa promover, felicitando a Igreja Católica pelos esforços para a sua valorização e iniciativa de os abrir ao uso e benefício de todos, residentes e turistas.