Discografia de Zeca Afonso em exposição no Museu do Oriente

Obra discográfica de um dos cantautores mais emblemáticos da música portuguesa do século XX, Zeca Afonso, em exposição no Museu do Oriente a partir de 7 de julho. A iniciativa da Associação José Afonso é um tributo, no 30º aniversário da morte do artista.

Discografia de Zeca Afonso
Discografia de Zeca Afonso

A exposição ‘Desta canção que apeteço’, no Museu do Oriente, mostra partituras, livros, fotografias, recortes de imprensa e uma dezena de instrumentos musicais, a par de registos sonoros e um vídeo.

Resultado de um trabalho de investigação de Miguel Gouveia e Cláudia Lopes, a exposição compreende toda a obra discográfica de Zeca Afonso desde a edição, em 1953, do seu primeiro registo fonográfico nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até 1985, data do seu último disco ‘Galinhas do Mato’.

A inauguração da exposição conta com um concerto com Rui Pato e António Ataíde e os testemunhos inéditos de alguns artistas que gravaram com José Afonso como Levy Baptista, Paulo Alão, José Mário Branco, Michel Delaporte, José Luís Iglésias, Octávio Sérgio, Carlos Zíngaro e Júlio Pereira.

A exposição “apresenta resulta do trabalho possível perante um objeto de estudo revestido de alguma complexidade, que advém do facto de estarmos perante uma obra que atravessa períodos onde o rigor informativo que as editoras colocavam nos seus discos, em particular nos EP, deixa bastante a desejar”, indicam os investigadores.

Os investigadores, envolvidos na pesquisa das obras em exposição, acrescentam que “tentar recuperar esse rigor a tantos anos de distância não foi, de facto, tarefa fácil, exigindo um aturado esforço de investigação e, sobretudo, de comparação de fontes, embora muitas delas atraiçoadas pela memória e pela perpetuação de erros na atribuição de datas e autorias de letras e músicas”.

No entanto, a panorâmica em exposição em “Desta canção que apeteço – obra discográfica de José Afonso 1953//1985” não deixa de se constituir como uma base sólida para o estudo e discussão de uma das obras mais marcantes da música popular mundial”.

Exposição: ‘Desta canção que apeteço – obra discográfica de José Afonso 1953//1985

Inauguração: a 6 de Julho às 18h30

No Museu do Oriente: de 7 de Julho a 24 de Setembro

Horário: terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00

(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00)

Preço: 6 €