Divulgados resultados do concurso para 500 contratos de investigadores

Concurso Estímulo ao Emprego Científico já selecionou os 500 investigadores a serem contratados. Os resultados divulgados hoje abrangem quatro categorias que cobrem todas as áreas científicas, sendo que mais de metade dos selecionados são mulheres.

Trabalho de Laboratório de investigação
Trabalho de Laboratório de investigação. Foto: DR

Os resultados do primeiro Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual foram hoje divulgados. O concurso vai permitir 500 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e nas quatro categorias contratuais.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai assim financiar 276 contratos de Investigador Júnior, 154 de Investigador Auxiliar, 66 de Investigador Principal e 4 de Investigador Coordenador.

Os investigadores candidatos ao concurso foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais e coordenado por José Carlos Marques dos Santos.

O número de lugares atribuídos por cada painel científico é proporcional ao número de candidatos avaliados, mantendo-se em todos a mesma taxa de contratos financiados, que corresponde a aproximadamente 12% dos candidatos avaliados.

Foram atribuídos 172 contratos em Ciências Naturais, 95 em Engenharias e Tecnologia, 71 em Humanidade e Artes, 67 em Ciências Sociais, 62 em Ciências Médicas e da Saúde e 33 em Ciências Agrárias e Veterinárias. A distribuição de contratos pelas diferentes categorias teve também em conta o respetivo número de candidaturas.

Dos 500 investigadores agora selecionados, 52% são mulheres e 99 são estrangeiros. Os 20% dos investigadores estrangeiros no total dos selecionados mostra a forte atratividade do país para os investigadores estrangeiros, indicou, em comunicado, a FCT.

Agora vai decorrer o período de audiência prévia. Um período em que os candidatos podem contrapor a sua posição sobre a avaliação. A FCT indicou que os contratos de trabalho devem ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias depois da assinatura dos contratos-programa entre as entidades e a FCT.

O Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico, lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016.

A próxima edição do concurso deverá decorrer até ao final do ano, conforme o que está previsto no Decreto-Lei n.º 60/2018, indicou ainda a FCT.

O Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Institucional, em que os resultados também já são conhecidos vai permitir contratar, também, 400 investigadores.

A FCT indicou que em 2018 “apoia ainda outros mecanismos de Emprego Científico, como a norma transitória do Decreto-Lei n.º 57/2016, no âmbito da qual serão financiados cerca de 2.000 contratos de trabalho.”

Os concursos para a seleção dos investigadores a contratar foram abertos pelas instituições e muitos estão ainda a decorrer, e também os concursos de projetos em todos os domínios científicos 2017, que promove a contratação de cerca de 1.600 investigadores doutorados, através de concursos, estão a ser abertos pelas instituições onde se desenvolvem os projetos. Por seu lado, o financiamento às Unidades de I&D, no processo de Avaliação 2017/2018, inclui também a atribuição de 400 contratos de trabalho para investigadores.

Em todos os casos, os contratos são assinado entre a instituição de acolhimento e o investigador doutorado, cabendo à FCT o financiamento. No total a FCT deverá financiar quase 5.000 contratos no âmbito das iniciativas em curso, em 2018.