Doc Comparato “guia” workshop no “A Quatro Mãos”, em Cascais

Fundador da Casa de Criação da Rede Globo, Doc Comparato, “guia” workshop no “A Quatro Mãos – Encontros de Escrita para Cinema e Audiovisual”, nos dias 22 a 24 de novembro, no Centro Cultural de Cascais.

Doc Comparato “guia” workshop no “A Quatro Mãos”, em Cascais
Doc Comparato “guia” workshop no “A Quatro Mãos”, em Cascais. Foto: DR

A segunda edição do “A Quatro Mãos – Encontros de Escrita para Cinema e Audiovisual”, uma iniciativa promovida Academia Portuguesa de Cinema que decorre entre 22 a 24 de novembro no Centro Cultural de Cascais, vai ser “guiada” por Luiz Felipe Loureiro Comparato, prestigiado dramaturgo, guionista e escritor brasileiro.

Luiz Felipe Loureiro Comparato, de 67 anos formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo, e daí ser conhecido por Doc Comparato. Durante a sua especialização, em Londres, o guionista decidiu mudar de rumo e reescrever a sua própria história, o que o levou à criação da Casa de Criação da Rede Globo e a dar inicio a sua longa carreira como guionista para cinema e televisão em 1978 com o episódio “E Agora Marco?” da série “Caso Especial”.

Desde o primeiro guião, hoje conta com mais de uma dezena de produções televisivas e textos dedicados e adaptados ao teatro, bem como a realização de várias peças cinematográficas. Doc Comparato já recebeu sete prémios internacionais, entre os quais destacam-se a medalha de ouro do New York Films and Television Festival pela série “Lampião e Maria Bonita” (1982) e “Me Alugo para Sonhar”, um trabalho de coautoria com o prémio nobel Gabriel García Márquez.

Em 1984, Doc Comparato escreveu o livro “Da Criação ao Guião” que serviu de mote ao seminário e agora workshop intensivo – dividido em três sessões – que será apresentado no “A Quatro Mãos”. Este workshop constitui uma oportunidade de analisar detalhadamente os diferentes elementos essenciais à construção de um guião, tais como o conflito dramático, as personagens, a ação, a unidade dramática e o tempo. O workshop será ainda um incentivo à criatividade através de conselhos práticos adquiridos ao longo da sua carreia de mais de 40 anos.

A participação no workshop “A Quatro Mãos – Encontros de Escrita para Cinema e Audiovisual” carece de inscrição que deverá ser efetuada através do site: http://aquatromaos.pt.