Doentes renais de Rio Maior aguardam abertura de clínica de hemodiálise

DaVita Portugal vai disponibilizar tratamento a doentes renais em Rio Maior. A nova clínica de hemodiálise, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, aguarda aprovação da concessão da convenção pela ARSLVT.

Doentes renais de Rio Maior aguardam abertura de clínica de hemodiálise
Doentes renais de Rio Maior aguardam abertura de clínica de hemodiálise. Foto: DR

Uma parceria entre a DaVita Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior vai permitir que os doentes renais tenham acesso a hemodiálise em Rio Maior. A nova clínica de hemodiálise da DaVita Portugal em Rio Maior vai dar a oportunidade aos doentes de fazerem o tratamento perto das suas casas, evitando deslocações para instalações fora do concelho.

Rio Maior não dispunha de uma infraestrutura para a realização de tratamentos de hemodiálise, mas agora, afirma Paulo Dinis, Diretor-Geral da DaVita Portugal, “a clínica está pronta e pode começar a funcionar assim que o pedido de convenção, submetido à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), nos for concedido.”

O Responsável da DaVita Portugal considera que a clínica “vai trazer muitos benefícios para o concelho, sobretudo para os doentes, que tinham de fazer deslocações longas semanais para realizar o tratamento, e para as suas famílias; assim como para a Tutela, no que a custos de deslocação diz respeito. Além disso, vão ser criados novos postos de trabalho”.

A clínica possui capacidade para dar assistência a um total de 84 doentes por semana, e a DaVita Portugal indica que é equipada com tecnologia inovadora.

“A Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior considera que a instalação da Clínica é muito importante para a comunidade riomaiorense, pois os doentes que necessitem de efetuar o seu tratamento não têm de se deslocar para outra localidade”, afirma Maria José Figueiredo, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.

A provedora acrescenta: “A Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior iniciou a negociação com a empresa Eurodial, para o arrendamento de espaço, para a instalação de uma Clínica de Hemodiálise, no edifício da sua sede em Rio Maior. Depois de um período inicial, celebrou o respetivo contrato e, em 2019, foram iniciadas as obras que terminaram no ano em curso. Aguarda com expetativa o seu funcionamento, que só está dependente da conclusão do processo de concessão da convenção pela ARSLVT à empresa Eurodial, pertencente ao Grupo DaVita Portugal”

Para a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior “a receita a receber pelo arrendamento é de extrema importância para a sustentabilidade da Instituição. Presentemente, realiza o maior investimento da sua existência, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, de avultado valor, pelo que, mais uma receita, torna menos difícil o pagamento dos encargos presentes e futuros com o seu funcionamento.”

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Nas fases mais avançadas as pessoas com esta doença necessitam de realizar regularmente um tratamento de substituição da função renal que poderá ser a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.