É urgente vacinar todas as pessoas com Fibrose Quística maiores de 16 anos

As pessoas com Fibrose Quística têm, em média, uma vida inferior a 50 anos, e risco aumentado de COVID-19 muito grave. Associações pedem às autoridades de saúde para incluírem na primeira fase de vacinação todas pessoas com a doença independente da idade

É urgente vacinar todas as pessoas com Fibrose Quística maiores de 16 anos
É urgente vacinar todas as pessoas com Fibrose Quística maiores de 16 anos

A esperança média de vida das pessoas com Fibrose Quística (FQ) é atualmente de 47 anos, indicam dados referentes aos EUA, e a Associação Portuguesa de Fibrose Quística (APFQ) e a Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) indicam que “em Portugal é ainda menor”.

Em Portugal há cerca de 400 doentes com diagnóstico de Fibrose Quística, uma doença que “tem uma maior incidência nas crianças e jovens, ao contrário de outras doenças pulmonares como a DPOC”.

Estes doentes são considerados no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 na fase 1 mas desde que tenham mais de 50 anos. Como a esperança média de vida destes doentes é inferior a 50 anos a grande maioria dos doentes fica excluída da vacinação.

As duas Associações, a APFQ e a ANFQ, apelam ao Ministério da Saúde e à Direção-Geral da Saúde para que façam uma revisão urgente da norma para que inclui os portugueses com Fibrose Quística na primeira fase de vacinação contra a Covid-19 independentemente da idade.

As Associações lembram que “a Cystic Fibrosis Foundation e os Centers for Disease Control and Prevention dos EUA recomendam que as vacinas estejam disponíveis para pessoas com 16 anos ou mais, com condições de saúde subjacentes que possam colocá-las em risco aumentado de complicações graves por infeção por COVID-19, incluindo FQ”.

E indicam ainda que tendo em conta que alguns doentes nacionais com FQ e com menos de 50 anos “estão em fase de pré-transplante, transplante, sob oxigenioterapia de longa duração ou ventilação não invasiva domiciliária, o risco de internamento por infeção pulmonar é superior”.

Para Manuel Herculano Rocha, presidente da APFQ, a atual norma de vacinação para os pacientes de FQ “não faz sentido. Se estamos a falar de doentes com uma esperança média de vida inferior aos 50 anos, a vacina contra a Covid-19 só os irá proteger se a puderem levar mais cedo”.

“Estes motivos justificam o pedido de alteração à norma”, acrescenta Paulo Sousa Martins, presidente da ANFQ. “Uma alteração que vai permitir que os nossos doentes com FQ maiores de 16 anos sejam incluídos na primeira fase de vacinação.”

A Fibrose Quística (FQ) é uma doença hereditária rara causada por mutações nas duas cópias (herdadas uma do pai outra da mãe) de um único gene que codifica a proteína CFTR. A proteína CFTR funciona como canal transportador de iões cloreto e bicarbonato nas células que revestem as nossas mucosas, nomeadamente nas vias respiratórias. A FQ afeta mais de 90.000 pessoas em todo o mundo, aproximadamente 50.000 na Europa e cerca de 400 em Portugal, e manifesta-se logo à nascença, afetando todos os órgãos que expressam a proteína CFTR, nomeadamente os sistemas respiratório e digestivo. Há 50 anos, levava à morte na primeira década de vida.