Edifício do Café Embaixador, no Porto, reconvertido em apartamentos

Edifício do conhecido Café Embaixador, na Praça da Liberdade, no Porto, vai ser reconvertido em apartamentos. O imóvel, à exceção do rés-do-chão, é agora propriedade da Quantico-Albatross após processo de venda intermediada pela Predibisa.

Edifício do Café Embaixador, no Porto, reconvertido em apartamentos
Edifício do Café Embaixador, no Porto, reconvertido em apartamentos. Foto: DR

Edifício no coração da baixa portuense, onde no rés-do-chão se encontra o conhecido Café Embaixador, foi adquirido, num processo liderado pela consultora imobiliária Predibisa, pela Quantico-Albatross, principais investidores e assessores do Fundo Vesta REAL ESTATE.

O imóvel, com o número 119 da Praça da Liberdade, no Porto, pisos 1,2,3 e 4 (não inclui o rés-do-chão que tem outros proprietários) vai ser reconvertido em 15 apartamentos de tipologias T1 e T2, com áreas médias entre 60 e os 130 m2.

O projeto de reconversão do edifício histórico, com uma área total de 1.500 m2, e foi Casa Bancária da família Pinto Leite, é da autoria do arquiteto António Leitão Barbosa.

O edifício localizado numa zona com um edificado histórico envolvente, património arquitetónico muito preservado, desenvolve-se através de uma ampla fachada ao longo da Rua Sampaio Bruno. Os interiores do imóvel destacam-se pela sua funcionalidade e elegância dos materiais e acabamentos e no exterior e ganham destaque as varandas e terraços expostos a sul, permitindo uma excelente exposição solar.

“Este edifício prima pela singularidade, que lhe permite, por exemplo, estar à altura de um hotel de cinco estrelas”, referiu Joana Lima, responsável da Predibisa, na transação do imóvel. A consultora acrescentou ainda que “além do forte simbolismo do edifício acresce uma localização prime, numa das zonas da Baixa do Porto onde se concentra maior atividade turística e que tem permitido que a maioria dos edifícios na sua envolvente estejam a ser remodelados para habitação, hotelaria e comércio.”

O projeto de reabilitação urbana “destina-se a quem procura viver com qualidade ou rentabilizar o seu investimento num edifício situado na praça mais importante da cidade.”

A Quantico-Albatross tem vindo a investir na cidade do Porto e outra aquisição foi o palacete Montevideu, na Foz, um emblemático imóvel na primeira linha de mar que vai ser reabilitado para habitação de luxo, e que também teve a intervenção de venda intermediada pela consultora Predibisa.