Eduardo Barroso nomeado novo Presidente dos Centros de Referência em saúde

Os Centros de Referência em saúde passam a ter nova equipa na Comissão Nacional, com a nomeação do médico-cirurgião Eduardo Barroso, como Presidente, e o catedrático em oftalmologia Joaquim Murta, como Vice-presidente. O mandato é de cinco anos.

Eduardo Barroso nomeado novo Presidente dos Centros de Referência em saúde
Eduardo Barroso nomeado novo Presidente dos Centros de Referência em saúde

O Ministro da Saúde nomeou o médico Eduardo Barroso para o cargo de presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência (CNCR) e o médico Joaquim Murta como vice-presidente. Integram também a Comissão, Costa Maia, Rui Cruz Ferreira, Eduardo Costa, Helena Canhão, Carla Pereira, António Marques Esteves, Luís Nunes Bento, e Paula Alves.

Os Centros de Referência foram concebidos para melhorar a capacidade de diagnóstico e de tratamento de patologias médicas e cirúrgicas de elevada complexidade, e para maximizar o potencial inovador das ciências médicas e das tecnologias da saúde, com o objetivo de melhorar as respostas ao nível da qualidade, custo, efetividade e segurança, nas situações que exijam conhecimentos médicos altamente diferenciados.

O mandato dos novos dirigentes terá a duração de cinco anos, renovável.

Notas Curriculares dos elementos da Comissão Nacional para os Centros de Referência

Eduardo Manuel Barroso Garcia da Silva, licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É Professor associado de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. É assistente graduado sénior da carreira hospitalar. Até à sua aposentação foi diretor da Área de Cirurgia do Centro Hospitalar de Lisboa Central e dirigiu o Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Entre diversos cargos, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, da European Surgical Association e da Alta Autoridade do Serviço de Sangue e Transplantação.

Joaquim Carlos Neto Murta é Diretor do Serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. É Professor Catedrático de Oftalmologia na Universidade de Coimbra. Foi Presidente Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e Presidente do Colégio Oftalmologia da Ordem Médicos. Integrou a Comissão Responsável pela elaboração do Plano Nacional Saúde Visão e a Comissão Responsável pela elaboração da “Rede Referenciação de Oftalmologia”. O seu trabalho foi reconhecido com inúmeros prémios e distinções honoríficas.

José Eduardo Fernandes da Costa Maia desempenha funções de Chefe de Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, em Macau. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com experiência clínica no Hospital S. Marcos (Braga), no Hospital de S. João (Porto), no Hospital Universitari de Bellvitge (Barcelona), no Thomas E Starzl Transplant Institute Presbiterian University Hospital (EUA), no Hôpital Paul Brousse (França), entre outros. Executou o primeiro transplante hepático realizado no Hospital de S. João. Entre outros cargos, foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Rui Manuel Cruz Ferreira é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Responsável da Especialidade de Cardiologia e Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta. Foi Coordenador Nacional para as Doenças Cardiovasculares e posteriormente Diretor do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção Geral de Saúde. É Coordenador do Centro de Referência de Intervenção Cardiológica Estrutural do Hospital de Santa Marta e do Grupo de Trabalho para Revisão da Rede de Referenciação Hospitalar de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca.

Eduardo Polena Pacheco Araújo Costa é investigador em Economia da Saúde. É Investigador na Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e Professor Auxiliar Convidado na Nova SBE e no ISEG onde leciona Economia Internacional e Economia da Saúde. É doutorado em Economia pela Nova SBE, e esteve como investigador visitante na Boston University e na Harvard School of Public Health. Trabalhou também como investigador em projetos com a Lancaster University.. É perito da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde do Infarmed e vice-presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde. Tem também vasta experiência de consultoria em economia e política de saúde em projetos nacionais e internacionais, com instituições públicas e privadas.

Helena Cristina de Matos Canhão é Diretora e Professora Catedrática de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Assistente Hospitalar Graduada Sénior e Responsável pela Unidade de Reumatologia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Hospital Santo António dos Capuchos. Licenciada, Doutorada e Agregada em Medicina (Reumatologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Detém também um Master in Medical Sciences pela Harvard Medical School, Universidade de Harvard. É Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas. Presidente também do Conselho Consultivo da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e Presidente do Conselho Consultivo do Laboratório Colaborativo Value4Health.

Carla Sandra Martins Pereira é Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Geral da Saúde. Doutorada em Saúde Pública, Mestre em Gestão de Serviços de Saúde. Pós-Graduada em Neuro desenvolvimento da Criança e do Adolescente. É licenciada em Fisioterapia, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão e Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Tecnologias da Saúde. Desde 2016, coordenadora técnica e científica de diversos processos no Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde. Desenvolveu atividade clínica assistencial no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Hospital D. Estefânia.

António Luís de Matos Marques Esteves, licenciado em Economia pela Universidade Lusíada, é especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, tendo desempenhando funções nessa qualidade no Hospital Júlio de Matos, no Hospital Infante D. Pedro, e na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Entre 2007 e 2012, foi Vogal-Administrador dos conselhos de gestão dos Departamentos de Cirurgia e de Anestesia e Diretor do Serviço de Gestão de Doentes. Foi nomeado Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, com os pelouros da Contratualização. Desde 2015, é Administrador Hospitalar para a área dos acordos e convenções na ACSS.

Luís Filipe Nunes Bento é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Medicina na Especialidade de Investigação Clínica pela NOVA Medical School – Universidade Nova de Lisboa. É Assistente de Medicina Interna, Coordenador da Unidade de Urgência Médica e Responsável da Especialidade de Medicina Intensiva no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Coordena ainda a Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos e Trauma no mesmo hospital. Foi Membro da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19. É Professor Auxiliar Convidado, NOVA Medical School – Universidade Nova de Lisboa.

Paula Cristina Silva Dias Sanches Pinto Alves é licenciada em Medicina, Mestre em Engenharia Biomédica e Doutorada em Ciências da Saúde, ramo de Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Especialista em Radioncologia, assistente graduada sénior da carreira médica hospitalar (2010), foi Diretora Clínica do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, de 2012 a 2018. É atualmente Diretora do Serviço de Radioterapia do IPO de Coimbra, e assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, integrando o grupo de investigação Modelling for Innovative Diagnostics, Treatment and Theragnostic.