Eleições Europeias: Cineastas portugueses e de várias partes do mundo apelam ao voto

Cineastas e artistas de várias partes do mundo apresentam manifesto em Cannes de apelo ao voto nas eleições europeias. “Uma Europa livre e democrática é também uma Europa de livre pensamento e da liberdade de expressão” que deve ser defendida com o voto.

Eleições Europeias: Cineastas portugueses e de várias partes do mundo apelam ao voto
Eleições Europeias: Cineastas portugueses e de várias partes do mundo apelam ao voto. Foto: Rosa Pinto

Várias centenas de cineastas e personalidades do cinema de todo o mundo, incluindo 20 portugueses, apelam ao voto nas Eleições Europeias, que decorre de 23 e 26 de maio. O manifesto foi apresentado em Cannes, onde decorre o festival de cinema.

“Uma Europa livre e democrática é também uma Europa de livre pensamento e da liberdade de expressão. É nosso dever defendê-la contra o aumento do extremismo e de qualquer tentação de subjugar a importância da cultura, pilar fundamental da União Europeia. Entre 23 e 26 de maio, vamos votar!”, exortam os cineastas e artistas.

Miguel Gomes, João Salaviza e Leonor Teles estão entre os cineastas subscritores do manifesto, que conta ainda com o apoio de Céline Sciamma, Wim Wenders, os irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne, Valeria Golino, Jacques Audiard, Susanne Bier, Pawel Pawlikowski, Julie Bertuccelli, Costa-Gavras, Julie Delpy ou Stephen Frears, entre muitos outros.

Os cineastas salientam a importância das Eleições Europeias, tanto para os direitos fundamentais como para a liberdade de criação. No manifesto lembram que a União Europeia foi edificada derrubando fronteiras e “baseando-se na livre circulação, no intercâmbio, na fraternidade, na solidariedade, valores que atualmente se encontram ameaçados em toda a parte, incluindo no seu território”.

Mas a União Europeia “é também a união da cultura, a ambição genuína de uma Europa em que a inovação e a criação foram sempre pilares fundamentais”.

Este apelo ao voto nas Eleições Europeias é uma iniciativa da Sociedade Francesa de Realizadores de Cinema (SRF), Quinzena dos Realizadores, Academia de Cinema Europeu (EFA), Federação de Realizadores Europeus de Cinema (FERA) e da Sociedade de Autores Audiovisuais (SAA).

As Eleições Europeias têm lugar entre 23 e 26 de maio nos 28 Estados-membros da União Europeia. Em Portugal, decorrem no próximo domingo, 26 de maio.