Eleições europeias: Marisa Matias é convidada do Clube dos Pensadores

Clube dos Pensadores, que faz 13 anos ao serviço da divulgação do pensamento, em áreas que vão da política, à ciência, à cultura e ao empreendedorismo, realiza a 18 de março, mais um debate, desta vez com Marisa Matias cabeça-de-lista do BE às eleições europeias.

Eleições europeias: Marias Matias é convidada do Clube dos Pensadores
Eleições europeias: Marias Matias é convidada do Clube dos Pensadores. Joaquim Jorge e Marisa Matias. Foto: DR

Marisa Matias, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda (BE) às eleições europeias, é convidada de Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) para um debate, em tom de conversa, em torno da União Europeia, dia 18 de março, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Marisa Matias, atualmente eurodeputada possui larga experiência em assuntos europeus tendo sido relatora de diversos dossiês de grande importância para os europeus, e está na primeira linha dos eurodeputados com grande número de intervenções no Parlamento Europeu.

A nível nacional, Marisa Matias é uma política experiente, foi candidata nas últimas eleições à Presidência da República, tendo, no contexto em que decorreram, obtido um resultado considerado muito bom, de 10,12%.

Para a sua campanha às eleições europeias, que se realizam em 26 de maio, Marisa Matias elegeu três prioridades fundamentais: Estado Social, Trabalho e Ambiente. Defende o Estado Social e os direitos do trabalho, é contra uma política europeia que leva a entregar aos privados a gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contra uma maior flexibilização das leis laborais. Defende um projeto europeu do ambiente e de combate às alterações climáticas. O seu reconhecido empenho e entusiasmo bem como a capacidade de trabalho pode vir a surpreender nos resultados nas próximas eleições europeias.

O Clube dos Pensadores, que comemora 13 anos, tem levado a cabo diversos debates com as mais diversas personalidades, e com este 127.º prossegue na luta contra o desinteresse na política, a favor do debate de ideias, pela dignidade dos cidadãos, contra as injustiças e pelo combate contra os privilégios.

No dia 18 de março é também uma oportunidade para conhecermos melhor Marisa Matias, as suas ideias para a Europa e o seu pensamento político, numa altura em que o BE está a festejar os seus 20 anos.

Joaquim Jorge referiu que o “CdP pugna pela aproximação dos cidadãos e a política procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos. Portugal não se compadece com eleições só para mudar os lugares.”

O fundador do CdP lembrou, também, que “espaços de debate como o CdP a tem-se feito com muitos custos, sacrifícios, incompreensões, parcos recursos, sem apoios do erário público e é assim que vai continuar, nunca recebeu um euro do Estado. A sociedade civil tem que ter engenho e criatividade sem estar sempre à espera das benesses do Estado.”

“O CdP é um espaço de reflexão, aberto, para lá das fronteiras físicas e ideológicas. No fundo é uma atitude e reivindica o valor de debater e conversar. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia: a liberdade, a informação, a análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro”, concluiu Joaquim Jorge.

Ao longo de 13 anos foram vários os debates e as personalidades politicas que passaram pelo CdP, entre as quais: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Assunção Cristas, Miguel Cadilhe, Alberto João Jardim, Paulo Portas, Ana Drago, Miguel Relvas, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos e Vasco Cordeiro.

E entre personalidades ligadas a outros setores encontramos: Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos, do setor empresarial; Arménio Carlos e Mário Nogueira, sindicatos; Sobrinho Simões e Júlio Machado Vaz, ciência; Vítor Baía e Tiago Monteiro, desporto; Pedro Abrunhosa e Rui Reininho, música; Ricardo Costa, Vicente Jorge Silva, Manuel Carvalho, José Manuel Fernandes, José Leite Pereira e Manuel Tavares, imprensa.