EMBRC passa a dispor de pólo na Universidade do Algarve

Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos já tem pólo em Portugal. Agora os cientistas passam a ter acesso ao mais avançado equipamento para o desenvolvimento de investigação marinha.

EMBRC passa a dispor de pólo na Universidade do Algarve
EMBRC passa a dispor de pólo na Universidade do Algarve. Foto: Rosa Pinto

O Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC, sigla em inglês) inaugura pólo em Portugal. O pólo português é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve em parceria com os centros homólogos das Universidades de Coimbra, do Porto e dos Açores.

O EMBRC dedica-se à exploração e conservação de recursos e ambiente marinhos, que responde às necessidades de investigação nas ciências do mar na Europa.

O Laboratório está sediado em Paris e conta com pólos em nove países. O pólo português disponibiliza equipamentos de última geração, serviços e recursos biológicos, essenciais para o desenvolvimento da investigação marinha e da economia azul. Para o efeito conta com um investimento superior a 15 milhões de euros provenientes dos Programas Operacionais e do Orçamento de Estado.

O pólo do EMBRC em Portugal pretende atrair investigadores nacionais e estrangeiros e ser um motor de desenvolvimento das regiões, tirando partido das infraestruturas de alto nível e do acesso a biodiversidade e a condições ambientais ‘únicas’ do país.

A importância deste polo levou Manuel Heitor, Ministro da Ciência e Tecnologia, à Universidade do Algarve para estar presente no ato inaugural, e para falar sobre a modernização contínua dos sistemas de Ciência e Tecnologia e de Ensino Superior e sobre o estímulo ao emprego científico.