
O setor da hotelaria em Portugal registou entre maio e agosto de 2025 um aumento de cerca de 9% no número de trabalhadores temporários face ao mesmo período de 2024, indicam dados da Eurofirms.
A multinacional espanhola de gestão de recursos humanos indica que o mês de agosto se destacou em número de recursos, o que evidencia a importância do trabalho temporário para responder ao pico da procura turística.
Os perfis profissionais mais procurados pelo setor mantiveram-se estáveis e concentrados em funções críticas, nomeadamente: empregados de mesa, rececionistas, cozinheiros e empregados de limpeza. A Eurofirms indica que a estabilidade destes perfis ao longo dos últimos anos demonstra que a necessidade de talento na hotelaria não é apenas sazonal, mas estrutural, condicionando a capacidade operacional das unidades hoteleiras durante todo o ano.
O aumento do trabalho temporário influenciou a descida da taxa de desemprego em Portugal, que dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que no 2.º trimestre de 2024, o valor situava-se em 6,1% e em 2025 desceu para 5,9%, menos 0,2 pontos percentuais, o que corresponde a uma redução de cerca de 3% face ao período homólogo.
A Eurofirms sublinha que esta diminuição do desemprego diminuiu a disponibilidade de profissionais disponíveis no mercado, o que aumentou pressão sobre o recrutamento.
“O verão de 2025 demonstrou uma evolução clara face a 2024. O crescimento homólogo e a estabilidade dos perfis mais procurados confirmam que a hotelaria enfrenta um desafio estrutural de talento. Não se trata apenas de responder à época alta, mas de garantir recursos para todo o ano. Antecipar necessidades e diversificar estratégias de recrutamento será determinante até final de 2025 e já em 2026”, sublinhou, citado em comunicado, a Anne-Sophie Nunes, CIS Leader (Corporate Internal Services) da Eurofirms.
O alerta da Eurofirms é que, sem medidas de planeamento, as empresas hoteleiras poderão enfrentar maiores dificuldades na contratação para funções críticas, sobretudo no último trimestre do ano e na preparação da próxima época alta.













