Empresa portuguesa dte na construção de grande complexo de investigação em Paris

Empresa dte, do dstgroup, especializada em instalações especiais, participa na construção de grande centro de educação e investigação de última geração, no campus da Universidade Paris-Saclay, em Paris, França.

Empresa portuguesa dte na construção de grande complexo de investigação em Paris
Empresa portuguesa dte na construção de grande complexo de investigação em Paris. Foto: DR

A dte, empresa de portuguesa de instalações especiais do dstgroup, está envolvida na construção de um centro de educação e investigação de última geração, na Universidade Paris-Saclay, no sul de Paris, França. A intervenção da dte no futuro polo de Biologia – Farmácia – Química está avaliada em cerca de 3,9 milhões de euros e tem data de conclusão prevista para o próximo ano.

O projeto universitário liderado pela Bouygues Construction é considerado o mais importante de França, já que prevê a criação de um novo polo de serviço da excelência em investigação científica que acolherá 400 investigadores, doutorandos e equipa administrativa, permitindo-lhe concorrer ao ranking das Universidades e centros de investigação a nível Mundial.

A empresa portuguesa será responsável pelo desenvolvimento do projeto de execução das infraestruturas e instalações hidráulicas, nomeadamente a rede EDR e redes específicas dos laboratórios de última geração. A obra totaliza cerca de 35 mil metros de tubagem para diversas redes, como a de água fria, água descalcificada, água gelada para arrefecimento de equipamentos de laboratórios, águas pluviais, evacuações dos laboratórios e saneamento.

A dte está ainda envolvida no estudo do projeto de execução das zonas técnicas, nomeadamente de produção de água desmineralizada, através do processo de osmose inversa.

O projeto da Universidade Paris-Saclay está distribuído por uma área de 85 mil m2, e vai abrigar laboratórios de investigação de última geração, espaços de ensino, insetário e aquário, estufas e espaços administrativos. Moderno e alinhado com os padrões atuais, o polo Biologia, Farmácia e Química tem em consideração, desde a sua conceção, novas tecnologias adaptadas ao ensino e à investigação, de forma a oferecer aos alunos e colaboradores as melhores condições de trabalho. Concebido para promover encontros e intercâmbios, está integrado num campus urbano e animado, incluindo serviços de restauração, alojamento, locais de vida e práticas desportivas.

A dte foi, uma vez mais, escolhida pela Bouygues Construction para participar na construção de importantes e prestigiadas empreitadas em França, o que consolida o reconhecimento da líder francesa na competência técnica da empresa do dstgroup, em obras de grande dimensão e tecnicidade.