Encontro Bianual de Artes Performativas – (Re)union, em Lisboa

Segundo Encontro Bianual de Artes Performativas - (Re)union, decorre de 13 a 23 de setembro, na Casa da América Latina, Espaço Alkantara, Espaço da Penha e Rua das Gaivotas 6, em Lisboa. Mais de 40 artistas estão envolvidos.

Encontro Bianual de Artes Performativas - (Re)union, em Lisboa
Encontro Bianual de Artes Performativas - (Re)union, em Lisboa

Entre 13 e 23 de setembro, Lisboa recebe mais de 40 artistas que apresentam trabalhos, partilham as suas práticas de pesquisa através de workshops e intervêm no espaço público da cidade, propondo um diálogo com a criação e incentivando a experimentação e reflexão.

A 2ª edição do Encontro Bianual de Artes Performativas(Re)union é uma iniciativa autónoma de jovens artistas nacionais e internacionais, provenientes de 13 países e interessados em contribuir para uma comunidade de artistas através de atividades auto-organizadas e com uma forte vontade de gerar cruzamentos entre pares.

Entre 13 e 23 de setembro, a Casa da América Latina, Espaço Alkantara, Espaço da Penha e Rua das Gaivotas 6 são os espaços em que decorrem os espetáculos, performances, processos de work in progress e se realizam workshops, alguns destinados crianças e adultos. A maioria da programação é de acesso livre.

O (Re)union convida também à participação num conjunto de debates em torno da criação contemporânea nas artes performativas e, a 21 de setembro, às 18h00, é apresentado o livro “My background is now: memórias e processos de uma formação em dança contemporânea”, em que a equipa editorial é formada por Claudia Canarim, Julia Salaroli, Sezen Tonguz e Vitória Teles Grilo.

A coordenação do (Re)union é da responsabilidade de Sezen Tonguz, coreógrafa e performer que tem apresentado os seus trabalhos na Europa, Brasil e EUA. Desde 2009, Sezen Tonguz tem sido artista residente no Atelier Concorde, em Portugal, Buitenwerkplaats na Holanda, Devir/CAPA, CENTA, Forum Dança e O Rumo do Fumo, em Portugal, Tanzquartier Wien na Áustria, e Uruzcunzeiro no Brasil.