Encontro de Cantares ao Menino, em Penamacor, reuniu grupos de várias regiões do país

No Convento de Santo António, em Penamacor, decorreu a segunda edição do Encontro de Cantares ao Menino. O encontro reuniu vários grupos vindos de várias locais do país.

Encontro de Cantares ao Menino, em Penamacor, reuniu grupos de várias regiões do país
Encontro de Cantares ao Menino, em Penamacor, reuniu grupos de várias regiões do país. Foto: DR

O segundo Encontro de Cantares ao Menino reuniu em Penamacor, no dia 15 de dezembro, grupos vindos de várias localidades do país. O encontro, que decorreu no Convento de Santo António, é uma iniciativa inserida no Penamacor Vila Madeiro.

A população pode assistir à atuação de grupos vindos de diversas regiões do país: Rancho Folclórico “As Mondadeiras de Casa Branca” de Sousel, em representação do Alto Alentejo; os Cavaquinhos da Rebordosa, da Beira Litoral Serrana; o Rancho Típico de Vila Nova, também da Beira Litoral, e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.

Os Cantares ao Menino, ou também designados por Cantares do Ciclo Natalício, “são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados”. No entanto, “sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que expressavam a sua devoção à religião cristã.”

O Ciclo Natalício inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro, e os cânticos estão associados a quatro momentos distintos: “a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.”

Os ranchos folclóricos têm tido a responsabilidade da recolha e preservação dos cânticos deste quadro, bem como a sua divulgação, “para que não se esqueça ou se perca a memória de um povo.”

A iniciativa é organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia local. Uma iniciativa que pretende ser uma representação digna de Cantares ao Menino.