Encontro de Cantares ao Menino no Convento de Santo António em Penamacor

Encontro de Cantares ao Menino, a 14 de dezembro, no Convento de Santo António, em Penamacor. A iniciativa pretende ser uma representação digna de Cantares ao Menino para que se preserve a cultura do povo.

0
Encontro de Cantares ao Menino no Convento de Santo António em Penamacor
Encontro de Cantares ao Menino no Convento de Santo António em Penamacor. Foto: DR

O Convento de Santo António, em Penamacor, recebe, no dia 14 de dezembro, pelas 17h00, o 3º Encontro de Cantares ao Menino. A iniciativa, inserida no Penamacor Vila Madeiro, conta com a atuação de grupos vindos de diversas regiões do país, nomeadamente, o Grupo de Cavaquinhos da Salatina, as Adufeiras da Casa do Povo do Paúl, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.

Os Cantares ao Menino ou Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados. No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressava a sua devoção à religião cristã.

Este ciclo de Cantares ao Menino inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro. Os cânticos estão associados a quatro momentos: a recolha do Madeiro; o acender do Madeiro e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.

Têm sido os ranchos folclóricos que têm vindo a fazer a recolha e preservação dos cânticos e a sua divulgação. Um dos objetivos é para que não se esqueçam, ou seja, para que se preserve a cultura do povo.

A iniciativa é organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Malta de 99, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Santa Casa da Misericórdia locais, e pretende ser uma representação digna de Cantares ao Menino.

Encontro de Cantares ao Menino no Convento de Santo António em Penamacor
Encontro de Cantares ao Menino no Convento de Santo António em Penamacor
Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!