Encontro de História “Turres Veteras” de 2023 com tema “Mulheres”

A 25.ª edição do encontro de História "Turres Veteras” com sob tema “Mulheres” decorre entre 11 e 13 de maio de 2023, em Torres Vedras.

Encontro de História
Encontro de História "Turres Veteras” de 2023 com tema “Mulheres”

O encontro nacional de HistóriaTurres Veteras” com foco na identidade e da memória do concelho de Torres Vedras está agendado para os dias 11 e 13 de maio de 2023, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

Na 25.ª edição do encontro, que este tem como tema “Mulheres”, irão ser apresentadas comunicações que enquadram o tema no espaço histórico do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, mas também na História de Portugal e do Mundo.

No âmbito do evento está ainda prevista a exibição do filme Mau Viver, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a realização de um percurso pedonal pelo centro histórico de Torres Vedras (em que se abordará algumas figuras femininas da História torriense) e a apresentação do espetáculo Maria Cachucha, a mulher que faz, a mulher capaz, no Museu Municipal Leonel Trindade.

Sobre o tema é referido, como enquadramento do mesmo: “Mulher, Mulheres…, rainhas e infantas, religiosas, eremitas, monjas e Santas, nobres e comuns, atletas e resistentes, umas e outras encontram-se sub-representadas nos registos da Memória, apesar da sua presença no quotidiano. Mulheres, ora individualizadas ora consideradas coletivamente, que a sociedade e a ciência subvalorizaram, consentindo o seu silêncio secular, são aqui consideradas em perspetivas multi e interdisciplinares”.

O encontro de História que é organizado pelo Município de Torres Vedras e pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a parceria do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, tem como objetivo fundamental o fomento do estudo e da investigação relativos à História local e regional, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos nessa área.

As inscrições para a participação na edição deste ano do “Turres Veteras”, limitadas a 80 participantes, estão abertas e podem ser efetuadas na área de Agenda do site web da Câmara Municipal de Torres Vedras.