Encontro Investigação Jovem da U.Porto mostra talentos em ciência

Mais de 1300 estudantes de licenciatura e mestrado da Universidade do Porto apresentam publicamente os resultados dos seus projetos científicos. O Encontro de Investigação Jovem da Universidade mostra os novos talentos em ciência.

Faculdade de Medicina da U.Porto
Faculdade de Medicina da U.Porto. Foto: Rosa Pinto

Mais de 1300 estudantes de licenciatura e mestrado da Universidade do Porto (U.Porto) apresentam os seus projetos científicos a professores, investigadores e estudantes universitários, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da U.Porto.

Na 10ª edição do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP), que vai decorrer entre 8 a 10 de fevereiro, os estudantes vão fazer cerca de 230 apresentações orais e 170 apresentações em poster. Com as apresentações, os estudantes dão a conhecer a capacidade e os novos talentos em ciência da U.Porto.

O IJUP é uma oportunidade para os estudantes da U.Porto, dos dois ciclos, licenciatura e mestrado, apresentarem publicamente os seus mais recentes projetos e artigos de investigação. Os estudantes vestem o fato de investigadores perante a comunidade de cientistas, docentes e colegas estudantes de toda a Universidade.

Durante os três dias do encontro, os estudantes apresentam os resultados das suas investigações nas mais variadas áreas, “desde o efeito do exercício físico no tratamento da Doença de Alzheimer, as questões de regulação do acesso e utilização da internet, os fatores preditivos de preconceitos contra imigrantes ou a vivência da sexualidade pelas pessoas encarceradas”.

De acordo com a U.Porto, os trabalhos dos 1310 estudantes da U.Porto participantes no IJUP são apresentados “em 37 sessões dedicadas a temas como o Ambiente, Arquitetura, Artes, Astronomia, Ciências Agroalimentares, Ciências da Biológicas, Ciências da Educação e Psicologia, Ciências da Saúde, Ciências do Desporto, Direito e Criminologia, Engenharia, Estudos Culturais e Económicos, Estudos Culturais e Femininos, Estudos Literários, Física, História, Matemática e Química”.

Cada um dos estudantes tem 10 minutos para fazer a sua apresentação oral, seguidos de 20 a 30 minutos para responder a questões que lhe sejam colocadas, ou seja para a discussão global. Cada estudante apenas pode apresentar um trabalho e cada trabalho apenas pode ser apresentado por um estudante, de preferência em inglês, define o regulamento.