Enrique Iglesias é o conselheiro especial de Federica Mogherini para a Venezuela

Federica Mogherini, Alta Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, nomeou Enrique Iglesias para seu conselheiro especial para a Venezuela. O economista hispano-uruguaio possui larga experiência nos domínios da diplomacia.

Enrique Iglesias é o conselheiro especial de Federica Mogherini para a Venezuela
Enrique Iglesias é o conselheiro especial de Federica Mogherini para a Venezuela. Federica Mogherini. Foto: © TVEuropa

A Alta Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, nomeou, hoje, Enrique Iglesias como seu conselheiro especial para a Venezuela. Esta nomeação mostra que a União Europeia pretende “contribuir para uma solução pacífica e democrática da crise venezuelana e vem no seguimento das discussões realizadas no âmbito do Grupo de Contacto Internacional”.

Enrique Iglesias é um economista hispano-uruguaio, ex-secretário-geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana e que foi presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, bem como ministro das Relações Exteriores do Uruguai. Uma personalidade com uma larga experiencia que irá permitir “um trabalho mais sustentado” no reforço de um compromisso político e diplomático sobre a situação na Venezuela.

Em comunicado o gabinete da Alta Representante indica que Enrique Iglesias vai apoiar o trabalho da UE e do Grupo de Contacto Internacional “para ajudar a promover uma solução pacífica e democrática para a crise na Venezuela, por meio de eleições livres e justas”.

Em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) indica que o Governo português se congratula com a nomeação e que esta “constitui mais um sinal do indefetível empenho da União Europeia numa solução política, inclusiva e pacífica para a crise no país, através da realização de eleições presidenciais livres e democráticas, permitindo um acompanhamento reforçado da situação por parte do Grupo de Contacto Internacional”.

O MNE indica ainda que Governo português “está seguro de que Enrique Iglesias desempenhará com grande zelo e competência as suas importantes funções, para as quais lhe deseja o maior sucesso”.