Envelhecimento Ativo em debate em Coimbra por especialistas europeus

Envelhecimento ativo e saudável e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são temas em debate no Fórum AAL- Active and Assisted Living, de 2 a 4 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Cidade de Coimbra
Cidade de Coimbra. Foto: Rosa Pinto

O Active and Assisted Living (AAL) é considerado o maior evento europeu na área do envelhecimento ativo e saudável, a edição do Fórum AAL 2017, reúne, em Portugal, representantes de vários setores da sociedade civil, indústria, autoridades públicas e todos os interessados no debate de temas associados às TIC e ao Envelhecimento Ativo e Saudável.

No Fórum AAL 2017, em Coimbra, nos dias 2 a 4 de outubro, vários oradores internacionais e nacionais abordam temas como a economia do envelhecimento e as oportunidades associadas, a Internet das Coisas (IoT, do inglês), a sociedade inclusiva para todas as idades, inovação e saúde digital, iniciativas políticas sobre inclusão social e acessibilidade, entre outros.

Bridging the gaps between technology and active ageing. What can YOU do?‘ é o tema do encontro, que pretende dar a conhecer os últimos avanços na área das TIC, que contribuem para a redução da distância entre a tecnologia e a população idosa, bem como para o aumento da sua qualidade de vida.

O encontro tem a participação de Rafael de Andres Medina, Presidente do AAL, e de Sacha Nauta, Editora da área de Finanças no The Economist, bem como a participação de Birgit Morlion, responsável pelo programa e política da Comissão Europeia, DG CONNECT, e de Miguel Gonzales-Sancho, chefe da unidade ‘Saúde em linha, bem-estar e envelhecimento’ da DG CONNECT, e ainda de Lambert van Nistelrooij, eurodeputado ao Parlamento Europeu e José Pereira Miguel, Coordenador da Estratégia Nacional de Envelhecimento Ativo e Saudável, e Ana Sanchez, membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O Fórum AAL 2017, uma atividade do Programa Active and Assisted Living, é organizado pelo Instituto Pedro Nunes e tem como parceiro institucional a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O AAL 2017 é precedido pelo Hackathon ‘4 Ageing Well’, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, que desafia os participantes a criarem Aplicações Web (APP’s) centradas no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para idosos, num ambiente criativo e interdisciplinar.