Equipa internacional vai criar Obra Completa de Marquês de Pombal

Câmaras Municipais de Lisboa e de Oeiras, Fundação Marquês de Pombal e Fundação Millennium BCP estabelecem protocolo para investigar e editar a Obra Completa do Marquês de Pombal. O projeto tem a duração de 5 anos.

Equipa internacional vai criar Obra Completa de Marquês de Pombal
Equipa internacional vai criar Obra Completa de Marquês de Pombal

A Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Oeiras, Fundação Marquês de Pombal e Fundação Millennium BCP assinam o protocolo “Obra Completa Pombalina”, que tem o objetivo de investigar e editar a obra escrita do Marquês de Pombal.

O protocolo assinado a 13 de maio, data de nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo, também Conde Oeiras, decorre na Igreja da Memória, em Lisboa, onde se encontram os restos mortais do Marquês de Pombal.

As Câmaras Municipais de Pombal e de Sernancelhe, e a Universidade de Coimbra também aderem ao projeto e o Grupo Jerónimo Martins manifesta a intenção de aderir.

O objetivo da “Obra Completa Pombalina” é colmatar a inexistência de uma edição de toda a obra do Marquês de Pombal, personalidade determinante na história de Lisboa e do país. O projeto prevê o levantamento de todo o seu trabalho escrito – ou por si diretamente inspirado – e a sua edição atualizada e anotada, em 10 áreas temáticas e 32 volumes.

O projeto vai envolver uma equipa interdisciplinar e internacional de investigadores, sob a coordenação científica dos Professores Viriato Soromenho-Marques, Pedro Calafate e José Eduardo Franco, com a coordenação académica da Cátedra convidada FCT Infante Dom Henrique (Universidade Aberta) e também do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Atualmente, a documentação pombalina encontra-se dispersa por mais de 100 bibliotecas e arquivos em Portugal e no Brasil, mas também em Espanha, França, Inglaterra, Áustria, Rússia, Índia, China, Japão, Estados Unidos, Argentina e Angola – entre outros. A “Obra Completa Pombalina” conta ainda com o apoio estratégico da Universidade de Coimbra e de outras universidades portuguesas e do Brasil, nomeadamente a Universidade Federal de Sergipe, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O projeto tem a duração prevista de 5 anos, e tem como objetivo contribuir para a divulgação de aspetos menos conhecidos da personalidade, vida e obra do estadista, e do papel que assumiu na reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.