Ericsson testa e demonstra 5G em Portugal

Tecnologia de comunicações 5G é testada e demonstrada pela primeira vez em Portugal. A Ericsson faz os testes em parceria com a Altice e a Vodafone. Durante a TechDays 2017, de 12 a 14 de outubro, em Aveiro, é feita demonstração do 5G ao público.

0
1
Partilhas
Sistema de antenas 5G
Sistema de antenas 5G. Foto: Ericsson

A Ericsson inicia testes da tecnologia 5G em Portugal. Os testes iniciais são realizados em parceria com a Vodafone Portugal, em Lisboa, e com a Altice, em Aveiro. A Ericsson considera os testes um passo essencial para a implementação do 5G.

A tecnologia 5G da Ericsson é também objeto de demonstração pública no TechDays 2017, que decorre em Aveiro, de 12 a 14 de outubro. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, e a Ericsson participa conjuntamente com a Altice Labs.

A disponibilidade comercial da tecnologia 5G está prevista para 2020 e a Ericsson têm já memorandos de entendimento com 36 grandes operadores de telecomunicações, em todo o mundo, entre os quais se encontram a Altice Labs e o Grupo Vodafone.

Os testes são agora uma fase crucial do processo de implementação do 5G, e estes estão a serem feitos em colaboração com os operadores e parceiros da indústria. Nos testes a Ericsson está a colocar toda a investigação em prática nas redes dos operadores, para recolher informações muito importantes para o desenvolvimento da tecnologia 5G.

Pedro Queirós, Presidente, Ericsson Portugal, citado em comunicado da empresa, referiu: “Estamos a colaborar com os operadores nossos clientes em testes da nova tecnologia 5G, enquanto preparamos as redes atuais para uma transição suave para as comunicações de quinta geração.”

O desenvolvimento da tecnologia 5G vai promover novos cenários de utilização das comunicações que irão influenciar não só os consumidores, mas também as indústrias. Novos cenários que incluem automóveis mais seguros e com condução autónoma, robôs controlados remotamente, drones com suporte para feedback tátil e acesso wireless fixos. Wireless 5G que vai concorrer com a capacidade da fibra no mercado residencial.

Atualmente a Ericsson está a liderar a indústria 5G com um contínuo envolvimento na normalização tecnológica em todo o mundo. Uma liderança que assenta sobre o conhecimento e experiência das quatro gerações de redes móveis.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz