Erro no atendimento de grávida pela Linha SNS 24 impede prestação de apoio pelo INEM

Erro no atendimento de grávida pela Linha SNS 24 impede prestação de apoio pelo INEM
Erro no atendimento de grávida pela Linha SNS 24 impede prestação de apoio pelo INEM. Foto: Rosa Pinto

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) indicaram, em comunicado, que face às notícias sobre a ocorrência de eventual falta de atendimento adequado a uma utente grávida no dia 11 de agosto, solicitou ao operador privado do SNS 24 para que seja averiguado o sucedido na chamada para a Linha SNS 24 da utente.

Após ser auditado o sistema da Linha SNS 24, foi confirmado que foi registada uma chamada da utente grávida do Carregado para a opção “Linha SNS Grávida”, às 10h16, de 11 de agosto de 2025, tendo a chamada sido atendida, por um enfermeiro, no espaço de 17 segundos.

O comunicado refere que o processo de triagem durou cerca de 4 minutos, e que a utente foi encaminhada para um Serviço de Urgência Obstétrico, que no momento, e tendo em conta área de abrangência geográfica, o prestador de saúde disponível no sistema de informação era o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Em face da averiguação preliminar solicitada pela SPMS ao operador privado da Linha SNS 24, verificou a existência de um erro humano na aplicação do algoritmo de triagem e no encaminhamento. O erro levou a que a chamada não tivesse sido transferida para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).