Escola Básica do Fojo em Moura pintada por voluntários

Iniciativa promovida no âmbito da celebração do 3º Aniversário do Programa “abem: Rede Solidária do Medicamento” levou a Moura muitos voluntários que recuperaram e pintaram a Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo.

Escola Básica do Fojo em Moura pintada por voluntários
Escola Básica do Fojo em Moura pintada por voluntários. Foto: DR

Mais de 120 pessoas, numa iniciativa solidária, envolveram-se ontem na recuperação e pintura da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, Moura. Uma ação que também assinalou o terceiro aniversário do Programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”.

Na Estação Náutica Lago Alqueva-Moura, no encerramento dos trabalhos da comemoração do aniversário do Programa “abem:” também participou Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. A iniciativa terminou com um concerto de Rui Massena, tendo o lago Alqueva como pano de fundo.

Em Moura o Programa “abem:”, em parceria com a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, presta apoio a 201 beneficiários, em que 10% são crianças. Os beneficiários têm acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

“O Programa abem tem permitido à população do nosso concelho com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida”, referiu Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura.

É já uma tradição o Dia “abem:” reunir voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários. Este ano os esforços foram empenhados em trabalhos de requalificação e conservação da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, concelho de Moura.

“Três anos depois de ter sido criado, o Programa “abem:” é hoje uma referência a nível nacional, tendo chegado a todos os distritos e regiões autónomas do país. É com muita satisfação que vamos a Moura assinalar o nosso aniversário e contribuir com uma ação solidária que irá permitir melhorar a qualidade de vida e do percurso escolar de muitas crianças”, afirmou Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa “abem:”

Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.