Escola de Paredes de Coura vai formar técnicos para fábrica de vacinas

Escola Profissional Alto Minho Interior vai cria curso de biotecnologia para formar técnicos para fábrica de vacinas da Zendal em Paredes de Coura. O curso vai ter certificação da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Escola de Paredes de Coura vai formar técnicos para fábrica de vacinas
Escola de Paredes de Coura vai formar técnicos para fábrica de vacinas. Foto: DR

A Escola Profissional Alto Minho Interior (EPRAM) vai formar futuros técnicos para a primeira fábrica de vacinas do país em desenvolvimento em Paredes de Coura. O novo curso na área da biotecnologia, vai ser submetido a certificação junto da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, acredita que este novo passo trará “maior competitividade” para a única escola profissional, e uma das três a nível nacional, distinguida pela Microsoft como ‘Showcase School’.

Numa iniciativa sobre Transição Digital do Ensino Profissional, realizada na EPRAMI, esteve presente o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que referiu: “O ensino digital é muito importante para o Ensino Profissional”, e acrescentou que a escola de Paredes de Coura “é um exemplo de bem-fazer e com forte ligação à indústria e às empresas”.

Sobre a fábrica de vacinas da Zendal em Paredes de Coura, o Ministro da Educação indicou que a fabrica “é um dos líderes europeus da indústria de vacinas” e sublinhou o papel da EPRAMI que “sempre soube antecipar e identificar as necessidades das indústrias e das empresas” mas também lançou o desafio “para que a Escola Profissional continue a melhorar e se reinvente todos os dias”.

“A EPRAMI é um ciclo virtuoso de criação de valor”, reconheceu Vânia Neto, da Microsoft, presente na iniciativa, onde também participaram representantes de várias empresas de referência da região, como a ZENDAL (biotecnologia), Doureca Automotive Solutions (sector automóvel) e a parceria transfronteiriça ISQ&CTAG Automotive Technologies.