Escola Superior de Educação de Coimbra lança “Prémio Francisco Amaral”

Escola Superior de Educação de Coimbra lança “Prémio Francisco Amaral”
Escola Superior de Educação de Coimbra lança “Prémio Francisco Amaral” Foto: © Paulo Abrantes

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) lançou o “Prémio Francisco Amaral” (PFA). A iniciativa destinada a reconhecer e fomentar o talento dos futuros profissionais da comunicação social.

O “Prémio Francisco Amaral” inclui a atribuição de bolsas de estudo, em que o apoio financeiro é destinado ao prosseguimento de estudos para o Mestrado em Comunicação Social- Novos Media, pelos estudantes.

Com o lançamento do prémio a Escola pretende homenagear Francisco Amaral, docente da área das Ciências da Comunicação na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde fundou e dirigiu, de 2003 a 2019, a ESEC TV. O docente destacou-se como realizador, produtor e apresentador de rádio e televisão, sendo autor do programa “Íntima Fracção”.

A ESEC divulgou que as candidaturas para a 1ª edição do Prémio Francisco Amaral decorrem entre 1 a 28 de junho de 2024.

Aos prémios podem candidatar-se os estudantes do terceiro ano de quaisquer cursos de Licenciatura da ESEC. O prémio a atribuir assegura o valor total da propina no Mestrado em Comunicação Social- Novos Media da ESEC, desde que o estudante tenha aproveitamento escolar.

Por cada edição anual do prémio serão contemplados com o apoio financeiro, até dois estudantes. A ESEC lembra, no entanto, que a bolsa não cobre custos administrativos, taxas ou outras despesas associadas à frequência do curso.

As candidaturas serão avaliadas com base em três critérios principais: afinidade do ciclo de estudos de origem com os estudos dos media; média escolar obtida nos cinco semestres iniciais do curso e ensaio, projeto de pesquisa/ação ou produto mediático sobre o tema Desafios dos Novos Media.

O júri responsável pela avaliação das candidaturas será composto por três elementos: um representante do Mestrado em Comunicação Social e Novos Media, que presidirá, um representante externo da Academia e um representante do setor dos media.

O Prémio Francisco Amaral será entregue em sessão pública e os alunos premiados poderão usufruir da bolsa na edição imediata em funcionamento do referido mestrado.