Escritores Moçambicanos na Diáspora reúnem-se em Lisboa

Dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos na diáspora é o objetivo principal do X encontro dos Escritores Moçambicanos na Diáspora reunidos, em Lisboa, dia 29 e 30 de Junho.

X Encontro dos Escritores Moçambicanos na Diáspora
X Encontro dos Escritores Moçambicanos na Diáspora. Foto: Rosa Pinto

O Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora organiza em Lisboa o X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora. “O objetivo é dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos na diáspora, assim como fortalecer as relações entre autores e especialistas literários moçambicanos e portugueses”.

A iniciativa, que se realiza nos dias 29 e 30 de junho, na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), “serve, igualmente, para estudar formas de intercâmbio e de cooperação entre os escritores, poetas e intelectuais moçambicanos na diáspora e os residentes em Moçambique.”

Do programa do encontro consta o lançamento de livros e leituras de poesia, debates e conferências sobre diversos temas, incluindo a ‘Literatura Moçambicana’, ‘Literaturas Lusófonas’, ‘Relações Interculturais Lusófonas’, ‘Literatura, Criação, Intercâmbio e Lusofonia’ e ‘Universalismo e Encontros com o Mundo’.

No espaço da UCCLA será inaugurada uma mostra de pintura de Isabel Nunes ‘3 poetas portuguesas/3 poetas moçambicanas’. No encontro são também homenageados Waldemar Bastos, Lívio de Morais, Gisela Ramos Rosa, e Manuel Araújo e uma homenagem póstuma ao escritor moçambicano Ascêncio de Freitas.