Eslovénia, França e República Checa anunciam entrada na Estrutura Europeia para o Empreendedorismo

Estrutura Europeia para o Empreendedorismo vai contar com mais três novos membros: Eslovénia, França e República Checa. O anúncio foi feito durante o Fórum Ministerial da Europe Startup Nations Alliance, que decorreu em Barcelona.

Eslovénia, França e República Checa anunciam entrada na Estrutura Europeia para o Empreendedorismo
Eslovénia, França e República Checa anunciam entrada na Estrutura Europeia para o Empreendedorismo. Foto: DR

A Eslovénia, França e República Checa dão início ao processo para integrar a Europe Startup Nations Alliance (ESNA)/Estrutura Europeia para o Empreendedorismo, que tem sede em Lisboa. O anúncio foi feito na sequência do Fórum Ministerial da ESNA, que juntou no Mobile World Congress em Barcelona, Espanha, representantes de 14 Estados-Membros e da Comissão Europeia (CE).

No encontro participaram o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, a Secretária de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial de Espanha, Carme Artigas, e o Diretor-Geral de Assuntos Económicos e Digitais da Áustria, Florian Fauscher, que representaram os membros fundadores: Portugal, Espanha e Áustria.

Durante o Fórum Ministerial da ESNA, a 1 de março, foi feito o ponto de situação da implementação da Estrutura, assim como o seu primeiro plano de Ação referente ao ano de 2022.

No encontro foram também analisados dois dos oitos standards base da ESNA incluídos na declaração Startup Nations Standards: Atração de Talento e Acesso ao Financiamento e foi sublinhado o papel crucial que a ESNA terá no desenvolvimento de iniciativas nestas áreas.

O Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo referiu: “Há um ano, estávamos a discutir a ideia de criar uma estrutura de âmbito europeu para implementar os objetivos da declaração Startup Nations Standards e, agora, esta é uma realidade”.

“A ESNA foi oficialmente criada e está a dar os primeiros passos para concretizar o objetivo final de fazer da Europa um verdadeiro “startup continente”, acrescentou o governante.

Por sua vez Carme Artigas, referiu: “A ESNA surgiu para tornar a UE num destino excelente para o empreendedorismo tecnológico. As iniciativas nacionais estão no bom caminho, mas precisamos de coordenar os nossos esforços para concretizar a ambição europeia de duplicar o número de unicórnios no território, para o progresso económico e social. Congratulo-me com a adesão da França, Eslovénia e República Checa e encorajo os restantes Estados-Membros a continuarem a aderir.”

Também Florian Fauscher, indicou que “o objetivo da ESNA é criar as melhores condições possíveis de enquadramento para starups na Europa. Tal funciona melhor quando são consolidadas as iniciativas nos Estados Membros e os projetos da União Europeia. Congratulamo-nos com a estreita colaboração com a ESNA nas áreas importantes de capital de risco e atração de talentos”.