A 16º European Wave and Tidal Energy Conference (EWTEC), tem este ano o Funchal na Ilha da Madeira como centro de encontro de mais de 350 especialistas nos assuntos das energias renováveis, de vários paises. De hoje 7 a 11 de setembro de 2025, no Centro de Congressos do Hotel Vida Mar.
Durante cinco dias, investigadores, engenheiros, investidores, industriais e decisores políticos debatem o avanço da tecnologia na área da energia das ondas e das marés, desde a investigação fundamental até à operação, certificação, enquadramento legal e aplicações práticas, como a produção de energia elétrica em grande escala, ou sistemas isolados da rede elétrica, como a aquacultura ou a vigilância oceânica.
A energia do mar é inesgotável e de potencial na sua conversão em elétrica, ou em outras formas dependendo de país para país. A conversão em energia elétrica pode assumir diversas dimensões e focos de interesse como no uso em habitações e indústria bem como na aquacultura, em aplicações militares ou em sistemas de vigilância nos oceanos.
Se inesgotáveis o aproveitamento das energias renováveis marítimas têm percorrido um longo caminho, desde os primeiros modelos experimentais até aos vários protótipos de escala que estão atualmente a ser testados para validação.
Organizada com sucesso de 1995, em Lisboa, e em 2007 no Porto, pelo Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e o Instituto Superior Técnico (IST), a 16ª edição desta conferência é considerada uma oportunidade para destacar o potencial da Região Autónoma da Madeira, posicionando-a como um exemplo de sustentabilidade e inovação tecnológica ligada ao mar.














