Espetros de Ibsen estreia no Teatro Carlos Alberto no Porto

Espectros de Ibsen no Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 20 de maio a 6 de junho de 2021. O espetáculo é uma aposta de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João.

Espetros de Ibsen estreia no Teatro Carlos Alberto no Porto
Espetros de Ibsen estreia no Teatro Carlos Alberto no Porto. Foto: ©TUNA-TNSJ

O amor livre, a doença, a procura da felicidade ou a condição da mulher, podem soar a temas discutidos na atualidade, mas são também alguns dos assuntos explorados por Henrik Ibsen em Espectros, a peça escrita e publicada em 1881.

Uma peça que Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), escolheu como a próxima produção própria da Casa. O espetáculo estreia no próximo dia 20 de maio, no Teatro Carlos Alberto (TeCA), e vai ficar em cena até 6 de junho.

“Que herdamos nós?” Pergunta uma das personagens da peça. O Teatro Carlos Alberto recebe agora o legado de Ibsen pelas mãos de Nuno Cardoso, depois do encenador ter iniciado um percurso programático com uma reflexão sobre a revolução, através de A Morte de Danton, de Georg Büchner, passando pelo regresso à raiz portuguesa, com Castro, de António Ferreira, sem esquecer os esquemas de poder de O Balcão, de Jean Genet.

Em palco, e para expor as “atitudes antiquadas e crenças mortas” das personagens da peça, este espetáculo volta a contar com a interpretação do elenco “quase” residente da Casa. Procurando aportar uma outra dimensão à peça, Espectros integra uma componente de vídeo, da responsabilidade do realizador Luís Porto, que vai dar ao público a possibilidade de ver, simultaneamente, o dentro e o fora de cena, amplificando o que é visível ou invisível em palco.

O espetáculo pode ser visto no TeCA de quarta-feira a sábado, às 19h00, e domingo, às 16h00. A récita do dia 21 de maio contará com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, estando ainda agendada para esse dia uma conversa pós-espetáculo com o professor e dramaturgo Jorge Louraço Figueira. O preço dos bilhetes é de 10 euros.