ESPORO: Projeto que valoriza Património Natural de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova

Património Natural de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova vai ser valorizado por projeto ESPORO. Financiado por Fundos da União Europeia, o projeto turístico-cultural integra arte e instalação artística no espaço de natureza.

ESPORO: Projeto que valoriza Património Natural de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova
ESPORO: Projeto que valoriza Património Natural de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova

As Fragas de S. Simão, o lugar de Campelo, Cabeço do Peão e a Foz de Alge em Figueiró dos Vinhos, a Mata Municipal, os Moinhos do Outeiro, as ruínas da Torre da Ladeia e a Mancha de Carvalho Cerquinho em Ansião e o Cabeço dos Três Marcos, Ribeira do Vale D´Água, Padrão e o Miradouro das Corgas em Proença-a-Nova, são os lugares admiráveis aos quais o projeto ESPORO pretende conferir uma nova identidade, transformando-os em lugares afetivos e detidos por novos olhares e visitantes numa nova rota de visitação.

O projeto cultural e artístico, ESPORO, de acesso livre, pretende criar novos olhares sobre o território dos municípios de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova com o desenvolvimento de percursos em espaço natural ou patrimonial.

Inspirado no perpétuo movimento das gentes e da sua ação na geografia, que incorpora características implícitas de um território que resiste, de uma paisagem que influencia as gentes e gentes que influenciam a paisagem, numa simbiose de gerações,

O ESPORO que, referem os promotores, é Inspirado no perpétuo movimento das gentes e da sua ação na geografia, que incorpora características implícitas de um território que resiste, de uma paisagem que influencia as gentes e gentes que influenciam a paisagem, numa simbiose de gerações, propõe-se desenvolver a ligação dos públicos a lugares de admirável beleza natural que serão revelados através de novas perspetivas artísticas.

Em conjunto com ações de mediação, capacitação e o envolvimento das comunidades e cultura popular, o ESPORO propõe criar um diálogo para a construção de um projeto turístico-cultural em que a arte/instalação artística em espaço de natureza seja a alavanca para a descoberta de novas identidades.

Entre os vários artistas nacionais e internacionais que integram o projeto ESPORO estão João Louro, Maria Ana Vasco Costa, ±MaisMenos± e Bosoletti. Para um projeto que nasce de uma ideia de semente, de disseminação de algo que se espalha pela natureza e pela natureza das coisas, é objetivo que através de intervenções artísticas seja promovida a simbiose entre a arte e o território natural e assim levar ao despertar um novo interesse e a um olhar curioso em relação ao património natural.

De entre outras ações a desenvolver pelo ESPORO está a mediação, capacitação e o envolvimento das comunidades e cultura popular. Um projeto que se propõe criar um diálogo para a construção de um projeto turístico-cultural em que a arte/instalação artística em espaço de natureza seja a alavanca para a descoberta de novas identidades.

Como base do projeto ESPORO foram recolhidas imagens fotográficas pelo fotógrafo de natureza Rui Gaiola e também irá fazer parte um filme / documentário pela realizadora Mariana Vasconcelos, bem como a edição de um livro que será registo e mostra de todos os passos executados até à realização das várias intervenções artísticas da ROTA ESPORO.