Estágios na NASA: concurso para estudantes portugueses

Estudantes de doutoramento ou mestrado nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática têm a possibilidade de fazer estágio na NASA. Concurso, que decorre até 21 de janeiro, prevê a atribuição de até seis bolsas.

Estágios na NASA: concurso para estudantes portugueses
Estágios na NASA: concurso para estudantes portugueses. Foto: NASA Goddard/Chris Gunn

Até ao dia 21 de janeiro estão abertas as candidaturas à terceira edição do concurso para a atribuição de Bolsas de Investigação para Estágios na NASA (National Aeronautics and Space Administration of the USA). O concurso é destinado a estudantes de nacionalidade portuguesa que estejam a frequentar um doutoramento ou mestrado nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática.

O concurso, aberto pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), prevê atribuir até seis bolsas para um estágio que irá decorrer entre 3 de junho a 13 de dezembro de 2019. A bolsa incluiu, para além do subsídio mensal, apoio para viagem e para instalação, seguros de pessoais e de saúde.

O programa realiza-se ao abrigo de um acordo celebrado em 2016 entre a FCT, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a NASA, que permitiu que Portugal integrar o Programa Internacional de Estágios da agência espacial norte-americana. As oportunidades de estágio para esta edição englobam 22 projetos da NASA, de entre os quais os candidatos poderão indicar aqueles a que desejam concorrer.

Nas duas primeiras edições dos estágios participaram 12 estudantes. Um dos estudantes que participou na primeira edição, em 2017, foi Milton Cordeiro, que na altura estava a concluir o doutoramento em Biotecnologia na Universidade Nova de Lisboa. O estudante explicou que “foram 6 meses muito enriquecedores tanto a nível profissional como pessoal”.

O agora doutorado recebeu no final do estágio um convite para continuar a colaborar na Agência como investigador convidado, pelo que para Milton Cordeiro “o estágio FCT-NASA foi uma oportunidade única”, e referiu: “aconselho (o estágio) a todos os estudantes”. Nesta data, o cientista está na Califórnia a prosseguir o desenvolvimento de um método de produção de biossensores para a monitorização cardíaca de astronautas em ambiente espacial, projeto que tinha iniciado durante o estágio.