Estátuas vivas no festival Static de Santa Cruz em Torres Vedras

Estátuas vivas no festival Static de Santa Cruz em Torres Vedras
Estátuas vivas no festival Static de Santa Cruz em Torres Vedras

De 1 a 6 de setembro, Santa Cruz recebe mais uma vez o festival de estátuas vivas Static, Um evento na área das artes performativas que já se tornou uma referência nacional e que vem animando anualmente esta localidade de Torres Vedras.

A 18.ª edição do festival Static contará com a participação de 25 artistas, nomeadamente: Lena Selway, Douglas Selway, Rui Francisco Marques, Carla Sofia Dias, Miguel Alexandre Pinheiro, Susana Lopes, Carlos Manuel Ferreira, Inês Moreira, António Moreira, Eduarda Sousa, Leonor Moreira, Margarida Costa, Tomás Silva, Eva Milheiro, Lucas Assunção, João Cruz, Verónica Ferreira, Ricardo Jorge Mesquita, Maria João Santos, Maria Elvira Moura, Sandra Bernardo, Andreia Gabriel, Helena Leite, Vítor Hugo Almeida e Cátia Ferreira.

O formato do festival irá manter-se, com os participantes a apresentarem as suas performances das 21h30 às 23h30, de segunda a sexta-feira. A apresentação irá ocorrer na Rua José Pedro Lopes. Um júri irá selecionar as melhores estátuas para uma final, marcada para o período das 21h30 às 23h30 de sábado, dia 6 de setembro, no Largo Jaime Batista da Costa.

Para a seleção do trabalho vencedor haverá uma votação pelo público. Em cada final do Static são atribuídos além do prémio, um prémio do júri e menções honrosas.

Em comunicado, a Camara Municipal de Torres Vedras indicou que, como já é habitual, irá ocorrer uma oficina relacionada com a temática do festival, destinada a crianças e jovens, dos 7 aos 15 anos, onde serão abordadas técnicas de caracterização, preparação de figurinos e práticas performativas. A oficina ocorrerá na tarde do dia 6 de setembro, na Pousada da Juventude de Santa Cruz.

Os trabalhos resultantes da atividade da oficina serão apresentados no mesmo dia entre as 18h00 e as 18h30, no Largo Jaime Batista da Costa. A participação na oficina é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao limite máximo de 10.