Estudantes de 24 países aprendem português na Universidade do Minho

Universidade do Minho, através do seu Centro de Línguas BabeliUM, que abre na segunda-feira, dia 1 de outubro, vai ministrar cursos de português a 130 alunos estrangeiros de 24 países, desde o Iémen, Rússia, Zimbabué à China, Venezuela e Gana.

Estudantes de 24 países aprendem português na Universidade do Minho
Estudantes de 24 países aprendem português na Universidade do Minho. Foto: Rosa Pinto

Os cursos de português do BabeliUM, da Universidade do Minho, vão permitir aos alunos estrangeiros adquirir competências linguísticas em português e desta forma também “conhecer algumas das vertentes mais importantes da cultura portuguesa, como o património histórico, as artes e a gastronomia.”

A abertura da 26.ª edição do curso anual de Português Língua Estrangeira (PLE) decorre a partir 10h00, de 1 de outubro, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no campus de Gualtar, em Braga. A abertura do curso conta com intervenções do diretor do BabeliUM, Bernhard Sylla, e do coordenador das formações de PLE e Português Língua Não Materna, Henrique Barroso.

No início da frequência do curso os alunos são submetidos a um teste diagnóstico para avaliar as capacidades linguísticas, e desta forma serem distribuídos por turmas consoante o nível de aprendizagem (A1 a B2).

A formação tem uma componente letiva de 14 horas semanais, acrescida de várias atividades culturais, como visitas de estudo e tertúlias. A formação é maioritariamente frequentada por estudantes de mobilidade, mas também por investigadores, docentes e profissionais de diversas áreas.

Para alunos e outros interessados com menos disponibilidade, há cursos semestrais a decorrer nos campi de Braga e Guimarães.

A oferta de formação do BabeliUM inclui ainda no presente semestre cursos para 12 idiomas, incluindo Coreano, Árabe, Japonês, Russo, Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol, Galego e Língua Gestual Portuguesa. Destaca-se também a formação especializada “English for Academic Purposes”, que se realiza de outubro a janeiro/fevereiro.

Os formandos são avaliados no final de cada formação de acordo com os parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), sendo-lhes atribuído um certificado comprovativo da assiduidade e dos níveis atingidos.

Para Bernhard Sylla, diretor do BabeliUM, “investir em competências linguísticas é hoje uma condição imprescindível para a empregabilidade, dado o ambiente global caracterizado por uma crescente internacionalização das instituições e do mercado de trabalho”, e referiu: “A nossa missão consiste em fomentar um ambiente multilingue na academia e na sociedade em geral, indo ao encontro desta necessidade social.”

Os alunos e outros interessados podem obter informações sobre os cursos e condições de inscrição através de um contacto direto com o BabeliUM, sediado no ILCH, ou através do website www.babelium.ilch.uminho.pt, e/ou por correio eletrónico babelium@ilch.uminho.pt.