Europeus debatem pedido da Ucrânia à União Europeia

Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, classifica guerra da Rússia contra a Ucrânia de “terrorismo geopolítico”. Pedido da Ucrânia para entrar na União Europeia, Charles Michel abra portas e afirma que os europeus devem estar à altura da ocasião.

Europeus debatem pedido da Ucrânia à União Europeia
Europeus debatem pedido da Ucrânia à União Europeia

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no seu discurso, de hoje, no Parlamento Europeu referiu, sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia, que “não é apenas a Ucrânia que está sob ataque” mas também “o direito internacional” a “democracia e a dignidade humana”, e acrescentou: “Isso é terrorismo geopolítico, puro e simples”.

Charles Michel referiu que apoiar a Ucrânia significa mobilizar recursos financeiros e que foi decidido ativar o Fundo Europeu para a Paz, com o apoio dos Estados-Membros, para apoiar com meios militares defensivos a resistência ucraniana.

Sobre o pedido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de adesão à União Europeia, com a apresentação do pedido da Ucrânia para ser reconhecida pela União Europeia com estatuto de candidato, Charles Michel referiu que os europeus devem estar à altura da ocasião.

O Presidente do Conselho Europeu concluiu referindo que “quando esta guerra começou, Vladimir Putin imaginou que quebraria a unidade europeia. Ele estava errado. Provavelmente, pensou que enfrentaria a inação, a passividade, procurando desculpas para não decidir. E ele estava errado.”

E quando Vladimir Putin “lançou esta ação, provavelmente, imaginava que em alguns momentos conquistaria a Ucrânia. Ele estava errado porque o povo ucraniano, com bravura e coragem, está a resistir”.