Os consumidores europeus de energia estão confrontados com custos e um mercado de fornecedores onde a informação parece não merecer confiança, Proteger os consumidores de energia vulneráveis passou a ser uma preocupação para muitos europeus.
Os dados do mais recente Eurobarómetro, em que o inquérito realizado à escala da União Europeia (UE), se centrou nas perceções dos consumidores relativamente aos serviços de energia, nas fontes de informação que utilizam na escolha dos seus fornecedores de energia e nas áreas a melhorar nos mercados de energia para melhor servir os consumidores, mostrou a preocupação por uma maior visão sobre os mais vulteráveis.
Os dados revelam que 38% dos europeus defendem uma maior proteção dos consumidores vulneráveis e em situação de pobreza energética. Em segundo lugar uma maior clareza e transparência nas faturas de energia, como área a melhorar no mercado da energia, com apenas um terço dos inquiridos a compreender totalmente as faturas.
Sobre a confiança no mercado da energia e nos fornecedores de energia, os resultados são mais desiguais. Mais de dois terços dos consumidores confiam nos seus fornecedores de eletricidade e gás para preços justos, mas a reputação do fornecedor e a qualidade do serviço são priorizadas em detrimento do preço.
As conclusões do estudo sublinham a necessidade de uma comunicação mais clara, de uma melhor proteção do consumidor e de processos simplificados para apoiar a transição para uma energia mais limpa.
O Eurobarómetro foi realizado entre 30 de junho e 15 de julho de 2025 nos 27 Estados-Membros. No total, foram realizadas 18 250 entrevistas por telefone (fixo e telemóvel).














