Évora lança candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027

Évora pretende ser Capital Europeia da Cultura em 2027 e acaba de lançar o processo de candidatura. Uma candidatura “ganhadora” que envolve as várias entidades regionais e aberta à participação da sociedade civil.

Évora lança candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027
Évora lança candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027. Foto: © Rosa Pinto

A cidade alentejana Évora acaba de lançar o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, em 2027. Depois da fase de estudo do processo, com início há dois anos, a cidade começa agora a fase de elaboração da candidatura oficial, que deverá ser apresentada à União Europeia em 2020.

Carlos Pinto Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora e António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo, indicaram estarem empenhados no reforço do objetivo de que Évora seja a cidade portuguesa escolhida para Capital Europeia da Cultura. O anúncio foi feito no Workshop Internacional “Culture Capital Cities”.

A apresentação de Évora a Capital Europeia da Cultura, que decorreu na sessão de abertura do evento, contou com a presença de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, e em que a importância regional da candidatura e a abertura do processo à sociedade civil foram aspetos destacados.

“O objetivo é apresentar uma candidatura ganhadora e afirmar Évora como Capital Europeia da Cultura”, referiu Carlos Pinto Sá, e acrescentou que é importante que “seja também um processo que deixe marca na cidade e na região e que possa contribuir para o desenvolvimento local, independentemente do resultado para 2027″. “Existe uma estratégia cultural que inclui a candidatura. O objetivo é transformar a cidade de Évora e dar-lhe peso nacional e internacional”.

Foram apresentados vários elementos ao nível do património, ambiente e cultura que distinguem Évora como candidata a Capital Europeia da Cultura. O Presidente da Câmara sublinhou como “num mundo globalizado é essencial a capacidade de reforçar a diferença e a identidade”, sendo importante “manter as raízes com o passado” mas também “olhar o futuro e ter capacidade de evoluir como sociedade, algo para o qual a cultura é essencial”.

Para António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo, este é um momento histórico, equiparável à classificação do centro histórico de Évora como Património da Humanidade pela UNESCO, e sublinhou o potencial de “uma revolução ao nível cultural, da requalificação urbana, dos eventos e da vivência cultural, decisiva para Évora e para o Alentejo”.

O responsável regional de turismo salientou como o turismo pode também contribuir para a candidatura, reforçar ainda a importância do Património Imaterial, como o cante alentejano, que representa a identidade da região.

“Esta não é uma candidatura só de Évora. É uma candidatura que está associada a todo o Alentejo e isso tem um peso completamente distinto. Não se está a trabalhar numa cidade em si mesma, mas numa forma em que a elevação dessa cidade a Capital Europeia da Cultura seja importante para toda a região”, referiu António Ceia da Silva, e acrescentou que o processo de candidatura, para a qual todas as entidades regionais são essenciais, pretende ser inclusivo e aberto a toda a sociedade civil.

A Diretora Regional da Cultura, Ana Paula Amendoeira, afirmou que “a região é fundamental para este projeto” e que existe nesta cidade uma “indispensável centralidade crítica nos tempos globais, em que a cultura é cada vez mais uma periferia”.

Ana Paula Amendoeira finalizou a sessão de abertura com uma reflexão sobre os desafios da cultura europeia e o papel das Capitais Europeias da Cultura, que devem ter a “sabedoria de convocar todas as artes e conhecimento para se construir” e destacar as diferenças, mas também criar um sentimento de pertença europeu, que coloque a cultura como base do desenvolvimento.