Explosivo inativado na Lourinhã por Mergulhadores da Marinha

Mergulhadores da Marinha inativaram hoje, dia 1 de maio, cerca das 20h05, um engenho explosivo pirotécnico de sinalização marítima no areal da Praia da Peralta, na Lourinhã.

Explosivo inativado na Lourinhã por Mergulhadores da Marinha
Explosivo inativado na Lourinhã por Mergulhadores da Marinha. Foto: Marinha

Uma equipa de Mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1, da Marinha, constituída por três elementos, procedeu à inativação de um engenho explosivo, na Praia da Peralta, na Lourinhã.

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento, recebeu o contacto de um popular de que tinha encontrado um engenho pirotécnico na Praia da Peralta, na Lorinha. De imediato foi enviado para o local um piquete da Polícia Marítima e ativada uma equipa de mergulhadores.

A equipa de Mergulhadores da Marinha chegou ao local às 19h30 e 35 minutos depois o engenho era inativado com sucesso.

A Marinha indicou que “o engenho em causa era um ‘Marine Marker’”. Um engenho “que é utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse.”

Engenho explosivo pirotécnico de sinalização marítima.
Engenho explosivo pirotécnico de sinalização marítima. Foto: Marinha

O engenho ‘Marine Marker’ “requer precauções no manuseamento, uma vez que pode ser extremamente perigoso por conter na sua composição fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra, podendo causar queimaduras graves em contacto com a pele.”

Militar a proceder à inativação de engenho explosivo na praia da Lourinhã.
Militar a proceder à inativação de engenho explosivo na praia da Lourinhã. Foto: Marinha