ExpoReg expõe Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz expõe na 26ª ExpoReg as Atividades Económicas do concelho, de 10 a 15 de agosto. Centenas de expositores dos mais variados setores de atividade, conferências e muita música e animação.

ExpoReg expõe Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz
ExpoReg expõe Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz. Foto: DR

A 26ª ExpoRegExposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz decorre de 10 a 15 de agosto, no Parque de Feiras e Exposições. Um certame, onde as empresas e instituições promovem produtos e serviços, realizam contactos e fazem negócios.

No certame estão representados os mais variados setores de atividade como comércio de automóveis, veículos motorizados e bicicletas, serviços e produtos agrícolas, mobiliário, doçaria, gastronomia, vinhos, hotelaria, operadores náuticos, agências de viagens, produtores de mel e de queijo, cosmética, seguros, imobiliário, entre outros.

Uma exposição de pecuária que leva à ExpoReg dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores da ANCORME – Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Merina, APORMOR – Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, APCORMP – Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce, ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul e ACORMA – Associação de Criadores de Ovinos da Raça Merino Alemão.

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz indicou que a ExpoReg abre na sexta-feira, dia 10 de agosto, pelas 19h00, com a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, e às 22h30 sobe ao palco a banda pop Alef, que tem o ator Leandro Pires como vocalista e guitarrista, e à meia-noite ouvem-se rumbas e flamenquito com o grupo Los Romeros.

No sábado, dia 11 de agosto, a partir das 9h30 decorre no Parque de Merendas de Campinho o concurso de pesca III Bass Boat Alqueva Cup, mas também às 9h30 tem inicio o Concurso de Saltos Nacional C no Centro Hípico Municipal, competição que terá provas durante todo o fim-de-semana.

ExpoReg expõe Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz
ExpoReg expõe Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz. Foto:DR

No mesmo dia 10, às 10h00, no auditório do pavilhão multiusos tem inicio a conferência “Exploração de caprinos de leite, uma nova abordagem; gerir para rentabilizar”. A conferência conta com as comunicações “A importância dos registos na exploração agropecuária”, pelo engenheiro zootécnico Tiago Ribeiro, “O contraste leiteiro em pequenos ruminantes como ferramentas de apoio à gestão”, a cargo da engenheira zootécnica Inês Domingues, e “Problemas sanitários com maior impacto na rentabilidade da exploração”, pelo médico veterinário Bruno Pateiro da Silva. A Conferencia encerra com uma mesa redonda sobre “A importância do plano produtivo: relação produtor – queijaria”.

Pelas 21h00 tem início a Caminhada ao Luar, e no palco da ExpoReg, às 22h30, atuam os ‘Anjos’, a dupla constituída por Nelson e Sérgio Rosado que conta com quase duas décadas de carreira e 14 discos editados. Após oito anos sem gravarem um álbum de originais, apresentaram no final do ano passado um novo disco intitulado “Longe”.

‘Anjos’, a dupla constituída por Nelson e Sérgio Rosado
‘Anjos’, a dupla constituída por Nelson e Sérgio Rosado. Foto: DR

Às 00h30, do dia 11 de agosto, há uma largada de toiros num recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.

Largada de toiros
Largada de toiros. Foto: DR

No domingo, dia 12 de agosto, realiza-se um espetáculo de homenagem a Alberto Janes (1909-1971), compositor de Reguengos de Monsaraz que escreveu diversos fados para Amália Rodrigues, como por exemplo “Foi Deus”, “Oiça lá, ó Senhor Vinho” e “Vou Dar de Beber à Dor”. No palco vai estar Jorge Fernando e os convidados Fábia Rebordão e Mário Moita.

Na segunda-feira, dia 13 de agosto, tem inicio a segunda edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues Fest. Às 22h sobe ao palco Vitor Bacalhau que vai apresentar o seu segundo álbum, “Cosmic Attraction”, mas também interpretar algumas músicas do seu disco de estreia, “Brand New Dawn”. Vitor Bacalhau alcançou este ano a maior distinção na sua carreira ao conquistar o terceiro lugar do European Blues Challenge 2018, que decorreu em Hell, na Noruega, e que juntou 21 bandas de Blues de outros tantos países europeus.

Reguengos Wine & Blues Fest
Reguengos Wine & Blues Fest

Segue-se Velma Powell que vai estar acompanhada em palco pela banda Bluedays, num concerto em que vão ouvir-se algumas das músicas dos álbuns “Blues to the Bone” e “Step into the Blues”, mas também clássicos do Blues de Chicago dos anos 40, 50 e 60 do século passado. A cantora natural de Chicago é familiar de John Lee Hooker e do mítico Brownie McGee e é por isso herdeira de um passado rico na história do Blues americano.

Durante a madrugada atuam os dj’s The Voodoo Club. King Dead Billy e Hang The Dj vão misturar as melhores músicas de Rock’n’Roll, Surf-Rock, Dirty Blues, Garage, Psychobilly e Soul.

Na terça-feira, dia 14 de agosto, o Reguengos Wine & Blues Fest tem início às 22h00 com o dueto do inglês Julian Burdock e o espanhol Danny del Toro. Um concerto que vai ser um caldeirão de diversidade musical cheio de influências e estilos, desde os Bottleneck Blues ao Funk, incluindo algumas composições originais. Julian Burdock foi dez vezes nomeado para os British Blues Awards e venceu o Blues & Soul Show Award for innovation 2016 e o New Brunswick Battle of the Blues 2011. Danny del Toro é um dos melhores interpretes de harmónica de Blues da Europa e para além de acompanhar as tournées de Julian Burdock, atua também com artistas como Little G Weevil, Alvon Johnson, Bex Marshall, Marco Cinelli, entre outros.

O festival internacional de Blues do Alentejo vai encerrar com a banda inglesa Ten Years After. “I’m Going Home”, música celebrizada na sua atuação em 1969 no Festival de Woodstock, é um dos temas que vão tocar em Reguengos de Monsaraz, assim como os clássicos “I Woke Up This Morning”, “Love Like A Man”, “Good Morning Little Schoolgirl”, “The Hobbit” e “Choo, Choo Mama”.

O teclista Chick Churchill e o baterista Ric Lee são os únicos membros da formação inicial dos Ten Years After e têm agora a companhia na voz e guitarra de Marcus Bonfanti, vencedor do British Blues Award, e do baixista Colin Hodgkinson, que já tocou com The Spencer Davis Group, Peter York, Whitesnake, Jan Hammer, John Lord e Chris Rea. Em 2018, os Ten Years After estão a festejar meio século de carreira e para comemorar a banda de Blues-Rock escreveu e gravou um novo álbum de estúdio, intitulado “A Sting In The Tale”.

Após os concertos poderão ouvir-se novamente as misturas de músicas de Blues e Rockabilly dos dj’s King Dead Billy e Hang The Dj, que formam a dupla The Voodoo Club. Durante a madrugada haverá também uma largada de toiros num recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.