Exposição “A revolução e o que ela trouxe” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

Exposição “A revolução e o que ela trouxe” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz
Exposição “A revolução e o que ela trouxe” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz inicia as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com a exposição “A revolução e o que ela trouxe”, da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira. A inauguração da mostra de jornais e cartazes está agendada para o dia 2 de abril, pelas 18h, com a presença de José Pacheco Pereira.

A exposição estará patente de 2 de abril até 28 de abril de 2024, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, com horário de visita de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.

Da exposição fazem parte materiais do arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974 e os tempos que se lhe seguiram. A mostra pretende retratar os dias da revolução, os seus protagonistas, os símbolos, a democratização da política e o exercício de direitos inerentes à liberdade.

Para esta mostra foram selecionados jornais diários desde o dia da Revolução dos Cravos até aos dez dias seguintes, incluindo um com a orgulhosa menção de que “Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura”, assim como jornais publicados posteriormente por várias forças políticas.

Desta forma, pretende-se dar uma imagem da profundidade e vivacidade da revolução e dos dias que se lhe seguiram, com várias edições diárias e notícias constantes. A opção pela exposição de jornais de diversas organizações políticas tem também como objetivo demonstrar a participação cívica, pela via da formação de novos partidos e pela legalização de outros.

“A revolução e o que ela trouxe” exibe, entre outros, o primeiro “Avante!” publicado em liberdade e o “Povo Livre”, editado pelo PPD, o primeiro partido formalmente constituído após a revolução. Os cartazes escolhidos retratam a diversidade das formas de manifestação, numa ilustração da iconografia dessa época, como o cravo, a pomba, a chaimite, os soldados e o povo.

Alguns dos cartazes sobre a dinamização cultural, que se vieram a tornar famosos também pelo seu valor estético, ilustram, com a autoria de João Abel Manta, esse processo que o Movimento das Forças Armadas levou a cabo. A realização de manifestações após a revolução, fossem de regozijo e alegria ou de reivindicação, ocorreram por todo o país e na mostra estão expostos dois panos originais utilizados em manifestações no Porto, que revelam o ambiente então vivido.

O arquivo Ephemera dedica-se ao salvamento, preservação e divulgação pública de espólios, acervos, livros, manuscritos, documentos, papéis, panfletos e objetos portugueses e estrangeiros relacionados com a memória da história social, cultural, sindical e política contemporânea, tendo publicadas na internet cerca de 20 mil pastas de material disponível. O arquivo acolhe investigadores e projetos de investigação dos seus acervos e espólios, organiza e participa em exposições públicas com os seus fundos e cede documentação e imagens para livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.