Exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata” em online

O website do Município de Penamacor exibe a Exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata” de 19 de maio a 30 de setembro. Trabalhos realizados no âmbito do Festival Primavera na Serra da Malcata em maio de 2021. Os originais das pinturas estão disponíveis para venda.

Exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata” em online
Exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata” em online. Obra de Lurdes Brito

A exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata” vai estar em online no website do Município de Penamacor de 19 de maio a 30 de setembro. Uma mostra que reúne trabalhos de 13 pintores, portugueses e estrangeiros. Trabalhos de pintura da magnífica paisagem que observaram em vários locais distintos desta reserva natural, no âmbito da participação no Festival Primavera na Serra da Malcata.

O Festival que decorreu entre 7 e 9 de maio de 2021 e que teve como objetivo divulgar a Serra, teve como um dos momentos altos, à ação de pintura. Este conjunto de trabalhos é agora reunidos na exposição em www.cm-penamacor.pt/p/serradamalcata.

O público e as instituições podem adquirir as obras originais expostas na mostra, contactando para o efeito o Gabinete de Cultura do Município de Penamacor através do email: gab.cultura@cm-penamacor.pt ou através do telefone 277 394 106.

Palavra a alguns dos artistas:

Luísa Migneus, Torres Vedras: “Surpreendeu-me pela positiva. Não esperava encontrar tanta sensibilidade para iniciativas culturais em Penamacor. A Serra é fantástica e apaixonante.”

Fátima Pimentel, Lisboa: “A iniciativa é maravilhosa e excedeu as minhas expetativas. Estou muito surpreendida pela positiva e dá-me vontade de voltar. A Serra é linda. Vinha preparada para encontrar algo incrível mas é melhor ainda.”

Lurdes Brito, Sacavém: “É muito interessante. Nunca tinha vindo à Serra. Tem uma beleza muito exuberante. Tem muitas flores e algumas partes quase intocáveis. Estou a gostar muito deste contacto com a Serra.”

Maria Mariano, Aldeia de João Pires: “É muito interessante. Já tinha participado num outro e gostei. Voltei a repetir a experiência. Podia ser feito mais vezes.”

Carlos Castilho, Penamacor: “Acho a iniciativa engraçada e interessante. Conhecemos pessoas novas com técnicas diferentes das nossas. A Serra é engraçadíssima e permite pintar de várias maneiras”.

Fernando Canovas, Argentina: “Creio que foi uma ideia excelente a de confrontar o artista com o património natural da região. Esta iniciativa vai no sentido do que se deve fazer atualmente. A Câmara Municipal de Penamacor dá um passo em frente, mantendo ativa a dinâmica da relação entre os habitantes e os artistas, mantendo-se viva a intenção de preservar este património. Mas esta ação é também um testemunho da visão dos artistas desta época. Será como uma página de um livro de história, a qual apresentará a visão da Serra da Malcata destes artistas que a pintaram”.