Exposição do emblemático fotógrafo Peter Lindbergh

“Peter Lindbergh: Untold Stories” é uma emblemática exposição com mais de 160 fotografias. A exposição está pela primeira vez, na Península Ibérica, na cidade da Corunha, na Galiza. Uma oportunidade para uma visita. O acesso é gratuito.

Exposição do emblemático fotógrafo Peter Lindbergh
Exposição do emblemático fotógrafo Peter Lindbergh. Foto: Mathieu Ridelle

Uma viagem a Corunha, na Galiza, oferece agora a oportunidade de visitar, com entrada gratuita, a exposição retrospetiva do conhecido e emblemático fotógrafo, Peter Lindbergh, que eternizou algumas das mais icónicas fotografias de moda. Esta é uma oportunidade única de apreciar o espólio excecional, único e pessoal de Lindbergh.

A exposição “Peter Lindbergh: Untold Stories” chega pela primeira vez à Península Ibérica, e na corunha vai estar patente até 28 de fevereiro de 2022. O fotógrafo passou dois anos a selecionar fotografias do seu vasto espólio fotográfico de mais de quatro décadas de carreira.

Durante os seus anos de atividade Peter Lindbergh imortalizou não só algumas das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda, do cinema e de outras áreas, como Nicole Kidman, Charlotte Rampling ou Uma Thurman, mas também modelos que definiram a década de 90 – como Linda Evangelista, Naomi Campbell ou Kate Moss.

Peter Lindbergh, Untold Stories, exposição na Corunha, Galiza. Foto: Mathieu Ridelle

A mostra na Corunha organizada em três capítulos é composta por mais de 160 fotografias que foram criteriosamente selecionadas por Peter Lindbergh. Duas instalações em grande escala suportam a parte introdutória, oferecendo uma nova e surpreendente perspetiva sobre o trabalho do fotógrafo.

Manifest, a monumental instalação de abertura, que inclui impressões em grande-escala em papel bluebacks, foi especialmente desenhada para esta exposição e apresenta, através de uma experiência imersiva e instigadora, o modo como Lindbergh entendia a fotografia de moda. Na secção central, Lindbergh escolheu as obras que considerava chave na sua trajetória.

Peter Lindbergh, Untold Stories, exposição na Corunha, Galiza. Foto: Mathieu Ridelle

Trabalhos emblemáticos ou nunca antes expostos são apresentados aos pares ou agrupados, dando lugar a interpretações inesperadas e surpreendentes. Aqui é possível encontrar as suas séries mais icónicas, tais como Naomi Campbell retratada em Ibiza, em 2000, ou Milla Jovovich a posar com inspiração resgatada de um ambiente de cabaret. Nesta sala, os trabalhos encomendados, as fotografias pessoais e os editoriais são expostos como um todo, sem obedecer a hierarquias – tal como Peter Lindbergh as concebia.

A exposição termina com a instalação cinematográfica Testament, de 2013, que revela a prática e o caráter até agora desconhecido do fotógrafo alemão. O filme, rodado através de um espelho unidirecional, mostra o intercâmbio silencioso entre a câmara de Lindbergh e Elmer Carroll. O recluso da Florida, condenado à pena capital, passou 30 minutos a olhar atentamente para o seu reflexo – pensativo, introspetivo e sem qualquer expressão facial significativa. Divulgado pela primeira vez, esta instalação Testament desarma o visitante e acrescenta um inesperado elemento à exposição. Inaugura o debate sobre temas de vital importância para Peter Lindbergh: introspeção, empatia e liberdade.

Peter Lindbergh deixou uma marca indelével no mundo da moda e da fotografia. Esta exposição oferece uma nova e inesperada revelação do trabalho deste lendário fotógrafo, com mais de 160 fotografias do início da década de 80 até 2019.

A exposição fotográfica é apresentada em parceria com a Fundação Lindbergh sob direção de Benjamin Lindbergh, filho do fotógrafo. Estruturada com o apoio pessoal de uma amiga e admiradora de longa data do fotógrafo, Marta Ortega, esta mostra integra a iniciativa da cidade da Corunha numa visão ambiciosa em trazer à região uma oferta cultural de reconhecida importância a nível internacional, ao mesmo tempo que a Galiza é promovida pelo seu forte e prolífero espírito cultural à escala mundial.

A exposição, estruturada pelo próprio Peter Lindbergh, ocupa um edifício industrial recentemente requalificado no porto da Corunha, numa intervenção arquitetónica da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo e marcante espaço da cidade.

Os livros

Uma edição especial do livro da Taschen, “PETER LINDBERGH Untold Stories” acompanha a exposição. Esta edição documenta a primeira exposição com a curadoria do próprio Peter Lindbergh, pouco antes da sua morte prematura. Com mais de 150 fotografias do início da década de 80 até à atualidade, oferece uma nova e inesperada perspetiva do corpo de trabalho desta lenda da fotografia. Esta seleção é complementada com textos que abordam na sua profundidade, a origem desta exposição e conta ainda com o tributo de Wim Wenders, amigo próximo de Lindbergh.

O novo livro, “Raw Beauty”, escrito por Michel Benson com design da Baron and Baron, é editado coincidindo com a inauguração desta mostra na Corunha. Complemento perfeito ao catálogo da exposição, Raw Beauty é composto por diferentes entrevistas a personalidades – modelos, fotógrafos, galeristas, diretores artísticos, curadores, críticos – que desempenharam um papel chave em moldar o universo de Peter Lindbergh. É, ao mesmo tempo, o retrato de um artista inigualável e uma celebração da Galiza.

Raw Beauty é baseado em 22 entrevistas realizadas por Michael Benson durante o verão de 2021. O resultado é um conjunto de histórias que se relacionam e oferecem uma perspetiva única da relação entre o fotógrafo e o seu sujeito, os quais abordam o gosto em colaborar com Peter Lindbergh. Larry Gagosian, Penélope Cruz, Rosalía, David Chipperfield, Naomi Campbell, Kate Moss ou Olivier Saillard são algumas das pessoas que aceitaram partilhar o seu testemunho sobre Lindbergh nesta que é uma edição cuidada. Este volume inclui ainda poesia e a fotografia de paisagem da autoria do artista galego, Manuel Vilariño.

Corunha, Galiza

A decisão de apresentar a exposição Peter Lindbergh: Untold Stories na Corunha tem muito a ver com a ligação especial do fotógrafo a esta zona do país e com a vontade de Marta Ortega, herdeira do império Inditex, em apresentar e promover o valor cultural desta região e da sua cidade natal. A Corunha, cidade portuária localizada na península banhada pelo oceano Atlântico, foi visitada por Peter Lindbergh em 2018 e, desde logo, a sua atmosfera cinzenta, o tempo adverso, a sua estética industrial ressoaram de imediato com a região do Ruhr, onde passou a sua infância. A Corunha é assim, o lugar perfeito para albergar esta exposição e entendê-la como um tributo à vida, obra e talento de Peter Lindbergh.

Sobre Peter Lindbergh

Peter Lindbergh nasceu em 1944 em Leszno, Polónia. O seu trabalho esteve exposto em todo o mundo, a solo ou em coletivas, do qual se destacam Images of Women, Bunkamura Museum of Art, em Tóquio (1996, viajando para Hamburger Bahnhof, Berlim; Kunsthaus Wien, Viena; Palazzo delle Esposizioni, Roma; ePushkin State Museum of Fine Arts, Moscovo, entre outros); Stories Supermodels, Ludwiggalerie Schloss Oberhausen, Alemanha (2003); Visioni, FORMA Centro Internazionale di Fotografia, Milão, Itália (2006); Beauduc, Les Rencontres d’Arles, França (2008); The Unknown, Ullens Center for Contemporary Art, Beijing (2011); Fotomuseum, Antuérpia (2011–12); Berlim, Maison de la Photographie, Lille, França (2013); The Unknown and Images of Women, HDLU Museum, Zagreb, Croácia (2014); e Peter Lindbergh/Garry Winogrand: Women on Street, NRW-Forum Düsseldorf (2017).

Peter Lindbergh, Untold Stories, exposição na Corunha, Galiza. Foto: Mathieu Ridelle

Sobre a exposição, em 2019, Peter Lindbergh disse: “A primeira vez que vi as minhas fotográficas na maqueta da exposição fiquei sobressaltado, mas de uma forma positiva. Foi arrebatador ser desta maneira confrontado com o que sou. A exposição permitiu-me repensar as minhas fotografias num contexto non-fashion. Esta apresentação tem como intuito expor as fotografias a diferentes interpretações e perspetivas. Ainda assim, não tento reivindicar que as minhas fotografias não são de moda, não seria de todo verdade. Insisto na definição de “fotografia de moda” porque para mim essa terminologia não significa que se deva representar a moda – a fotografia é maior que a moda, faz parte da cultura contemporânea”.

Exposição “Peter Lindbergh: Untold Stories”

DATAS DA EXPOSIÇÃO: 4 de dezembro 2021 a 28 de fevereiro 2022

ACESSO: Acesso livre. As contribuições voluntárias dos visitantes e os lucros gerados pelas vendas de merchandise da exposição serão doados ao projeto Future Stories da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra (Universidade de Vigo), cujo objetivo é apoiar jovens criadores no início da sua carreira artística.

LOCALIZAÇÃO: A exposição está patente num espaço reabilitado para este fim no porto da Corunha.

MORADA: Muelle de la Batería s/n, Corunha, Espanha.

ACESSIBILIDADE: Os acessos à exposição poderão ser feitos através de carro ou transporte público. O espaço está totalmente adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.

SILO CAFÉ: Ao lado da exposição existe o Café Silo Puerto, uma cafeteria com loja e merchandise da exposição.

HORÁRIO DE ABERTURA:

segunda a domingo: 10.00 às 20.00 (último acesso às 19.00)

quinta: 10.00 às 22.00 (último acesso às 19.00)

sábado: 11.00 às 20.00 (último acesso às 19.00)

A exposição Peter Lindbergh. Untold Stories teve início e foi desenvolvida pelo Museum Kunstpalast, de Düsseldorf, em colaboração com o Peter Lindbergh Studio.

As fotografias que a compõem são impressões modernas produzidas especificamente para esta exposição pela Peter Lindbergh Studio, em Paris. Wallpapers impressos em papel blue back, que normalmente é usado na publicidade em espaços públicos.

Para todas as imagens expostas: ©Peter Lindbergh (Courtesy of Peter Lindbergh, Paris).

São permitidas fotografias apenas para uso pessoal.

Curadoria: Peter Lindbergh

Kunstpalast: Felix Kraemer, Felicity Korn, Stefanie Hennig

Studio Peter Lindbergh: Benjamin Lindbergh, Thoaï Niradeth, Stefan Rappo, Christian Tochtermann & Aurélie Adingra

Design da exposição: Peter Lindbergh, Thoaï Niradeth